A posteriori, um percurso

selo: Blucher | 2020 - 1ª edição

R$ 91,00

E-book disponível em

Sinopse

A escrita de Marion Minerbo é inconfundível. Reconhecemos sua voz logo nas primeiras linhas de um texto, antes mesmo de sabê-la autora. Algo pouco frequente no meio psicanalítico, Marion fez do trânsito livre e rigoroso entre matrizes conceituais distintas e do permanente diálogo com o leitor sua marca registrada. Em A posteriori: um percurso, testemunhamos o processo de construção dessa voz autoral e as trilhas que constituíram sua identidade psicanalítica. Como indica o título, trata-se da história de um percurso, com trabalhos que perpassam mais de duas décadas de produção. Mas o entrecruzamento de temporalidades – antes, depois e agora – proporcionado pelo a posteriori de sua cuidadosa seleção, sequência e comentários iniciais, oferece a esses trabalhos novos vértices de leitura.

No itinerário dos capítulos, Marion demonstra como o psicanalista, ao “aprender a ler e a relativizar crenças teóricas”, “amplia os horizontes da clínica”, na medida em que nela também reconhece a presença de lógicas socioculturais inconscientes. Caminhos que apontam para a maturidade de um “pensamento clínico”, dentro ou fora da sessão de análise. Pois que o leitor, então, não se engane: esta não é simplesmente uma coletânea de artigos. É antes, nas palavras da própria autora, um memorial científico. Obra que vem reforçar o legado já fecundo de Marion Minerbo para a psicanálise brasileira.

Alexandre Socha

Marion Minerbo

Marion Minerbo é psicanalista, membro efetivo, didata e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em 2015, foi laureada com o Prêmio Durval Marcondes no XXV Congresso Brasileiro de Psicanálise pelo trabalho “Contribuições para uma teoria sobre a constituição do supereu cruel”. Além da clínica, a autora está intensamente engajada na transmissão da psicanálise. Publicou dezenas de artigos de supervisões e dos seus ateliês clínicos; pela Blucher, publicou, entre outros, os livros Neurose e não neurose (2ª edição, 2019), “Transferência e contratransferência” (2ª edição, 2020) e “Diálogos sobre a clínica psicanalítica” (2016). Num estilo claro, mas sem concessões, sua produção tem como fio condutor mostrar como teoria e clínica se iluminam reciprocamente.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9786555060218
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  320 páginas
  • Coleção:  Série Escrita Psicanalítica
  • Ano da Edição:  2020
  • Peso:  0.355 kg