Segurança intrínseca

Equipamentos e instalações em atmosferas explosivas

selo: Blucher | 2024 - 1ª edição

Pré-Lançamento

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

Este livro, que discute aspectos sobre segurança intrínseca "Ex 'i'", foi desenvolvido por autores com experiência comprovada em equipamentos e instalações intrinsecamente seguras, abrangendo aspectos de fabricação, testes laboratoriais, certificação de conformidade e serviços de campo em áreas classificadas.

Assim, a publicação tem como objetivo aprimorar o entendimento e a aplicação da proteção "segurança intrínseca" entre fabricantes, empresas de engenharia e usuários finais de instalações “Ex”, promovendo o desenvolvimento e a aplicação ampla de novos produtos Ex “i”. Dessa forma, este livro é uma ferramenta valiosa para a implementação de proteção em novos projetos industriais, destacando seus benefícios em segurança, facilidade de serviços de campo e integração com sistemas de instrumentação e automação em áreas classificada. Por fim, este livro é destinado a usuários finais ou proprietários de instalações de instrumentação, automação, telecomunicações e elétricas em atmosferas explosivas.

Diego Oliveira

Engenheiro de controle e automação. Possui MBA em Gestão de Produção e Qualidade. Qualificado como Profissional Competente Ex12A (Non-Intrinsically Safe Equipment) e Ex12B (Intrinsically Safe Equipment) no CompEx. Tem conhecimentos consolidados sobre a aplicação dos requisitos das normas da Série IEC 60079 (Atmosferas explosivas), EN 60079, UL 60079, CSA C22.2 60079 e ABNT NBR IEC 60079 para a certificação, instalação e manutenção de equipamentos para atmosferas explosivas. Membro de Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:01 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade). Conhecimentos consolidados sobre a aplicação dos requisitos das normas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), IEC/ISO 17025 (Avaliação da Conformidade de Laboratórios de Ensaios), ISO/IEC 17020 (Avaliação da conformidade – Requisitos para o funcionamento de diferentes tipos de organismos que executam inspeção), ISO/IEC 80079-34 (Aplicação de sistemas de gestão da qualidade para a fabricação de produtos “Ex”). Experiências na implantação, coordenação e gerenciamento de sistema de gestão da qualidade e no desenvolvimento e coordenação de novos produtos para certificação nos sistemas IECEx (Sistema Internacional), ATEX (Diretiva da Comunidade Europeia), NEC (Estados Unidos), CEC (Canadá) e Inmetro (Brasil). Atuou como engenheiro de certificação e auditor-líder na NCC Certificações do Brasil. Atuou como gerente da qualidade e certificação na EATON. Experiências na coordenação de equipes e projetos para a melhoria contínua e a solução de desvios e não conformidades. IEC Young Professional (2010/2011). Engenheiro sênior de certificação e gerente da seção de certificação em segurança intrínseca na ExVeritas (Reino Unido). Representante do Comitê Brasileiro de Normalização (BR NC) no Grupo de Trabalho MT-4 (Spark Test Apparatus) no Subcomitê SC 31 G (Intrinsically-safe apparatus) do TC 31 (Equipment for explosive atmospheres) da IEC.

Saiba mais

Giovanni Hummel Borges

Engenheiro eletricista, com pós-graduação em Teoria de Circuitos. Mais de trinta e cinco anos de experiência no setor de certificação de produtos para atmosferas explosivas. Atuou na criação do laboratório de segurança intrínseca do Labex, na gerência e na área de certificação do Cepel. Criou o departamento de engenharia da UL do Brasil e obteve a acreditação desta como Organismo de Certificação de Produtos, em 2002. Foi coordenador das unidades de atmosferas explosivas da UL do Brasil, Alemanha, Dinamarca e Inglaterra. Atuou como sócio e gerente técnico e de certificação da Associação IEx Certificações, participando no desenvolvimento e na implementação da acreditação desse organismo de certificação junto ao Inmetro. Sócio fundador da HG Inspeção e Análise em Sistemas Ltda. Atuou na área de certificação em atmosferas explosivas na UL do Brasil. Participou da normalização sobre atmosferas explosivas brasileira no Grupo Regional de Instrumentação e Automação (Grinst) Rio de Janeiro e da ISA – Seções Rio de Janeiro e São Paulo. Participou na elaboração do NEC 2005. Publicou diversos artigos técnicos nacionais e internacionais sobre segurança intrínseca e atmosferas explosivas. Membro da comissão de estudo do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade) sobre normas técnicas brasileiras adotadas da Série ABNT BR IEC 60079. Autor do livro Manual de Segurança Intrínseca – Ex “i” – Do projeto à instalação (1997). Instrutor de diversos cursos sobre equipamentos para atmosferas explosivas, ministrados no Brasil e no exterior. Atuou de forma pioneira nos anos de 2000 e 2001 como representante do Brasil nas reuniões iniciais de criação dos sistemas internacionais de certificação do IECEx – sistemas internacionais de avaliação da conformidade para o ciclo total de vida das instalações “Ex”. Representante do Brasil no IECEx. Coordenador do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei. Certificado pela Abendi na Unidade de Competência Pessoal em Atmosferas Explosivas Ex 001. Coautor do livro O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas (2018).

Saiba mais

Ricardo Rossit

Técnico mecânico e engenheiro eletrônico, com formação continuada em Projetos de Instrumentação (ITM), MBA in company pela Fundação Dom Cabral e formação em Inteligência de Mercado. Profissional da Sense Eletrônica há mais de trinta anos, atualmente no cargo de gerente técnico de marketing, com forte atuação na seleção de novos produtos e tecnologias. Coordena há muitos anos o Grupo Técnico de Atmosferas Explosivas na Associação Brasileira da Indústria Elétrica Eletrônica (Abinee), representando a entidade junto à Comissão Técnica sobre Atmosferas Explosivas do Inmetro. Atuou na Comissão de Certificação Externa do Cepel. Membro da Comissão de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade) para elaboração de normas técnicas brasileiras adotadas da Série ABNT NBR IEC 60079. Membro do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei. Membro do Comitê Setorial de Certificações de Competências Pessoais “Ex” da Abendi. Certificado pela UL do Brasil nas Unidades de Competências Pessoais Ex 000 e Ex 001, no sistema internacional de Certificação IECEx. Coautor do livro O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas (2018).

Saiba mais

Roberval Bulgarelli

Engenheiro eletricista, com mestrado em proteção de sistemas elétricos de potência na Poli/USP. Consultor sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas. Experiência de mais de quarenta anos em atividades na indústria do petróleo, incluindo classificação de áreas, projetos, especificação de equipamentos, montagem, inspeção, manutenção, reparo, recuperação e auditorias de equipamentos e instalações elétricas, de instrumentação, de automação e de telecomunicações “Ex” em instalações onshore e offshore. Atuou como consultor técnico “Ex” na Petrobras. Atuou como docente da Universidade Petrobras, nas disciplinas “Segurança ao longo do ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas” e “Automação de Sistemas Elétricos com base nas Normas internacionais IEC 61850”. Membro de grupos de trabalho no Comitê Técnico TC 31 da IEC – Equipment for explosive atmospheres. Membro de grupos de trabalho do Sistema IECEx – Sistemas Internacionais de Avaliação da Conformidade para o ciclo total de vida das instalações “Ex”. Membro das Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 (Atmosferas explosivas) da ABNT/CB-003 (Eletricidade), sobre equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, participando da elaboração e da atualização de normas técnicas brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 e ABNT NBR ISO/IEC 80079. Membro do Subcomitê SC IECEx BR do Cobei. Membro dos Work Groups WG-4 (Ex Inspection & Maintenance) e WG-5 (Ex Repair & Overhaul) do ExSFC – Service Facilities Committee do IECEx. Membro da Comissão de Estudo CE 003:057.001 sobre automação de sistemas elétricos de potência (normas da Série IEC 61850). Coordenador da Comissão de Estudo CE 003:065.001 sobre automação de sistemas de controle de processo. Colunista mensal da revista técnica O Setor Elétrico, na seção “Instalações Ex”. Membro de Comissões Externas de Certificação “Ex” de Organismos de  Certificação “Ex” brasileiros. Membro do Comitê Setorial de Certificações de Competências Pessoais “Ex” da Abendi. Condecorado com o prêmio de reconhecimento IEC Award 1906 pelas contribuições para a normalização técnica internacional da IEC sobre eletrotecnologia. Certificado pela UL do Brasil nas Unidades de Competências Pessoais Ex 000 e Ex 001, no sistema internacional de Certificação IECEx. Organizador e coautor do livro O ciclo total de vida das instalações em atmosferas explosivas (2018).

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521221357
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  1018 páginas
  • Ano da Edição:  2024