A trajetória de um adolescer na Idade Média central
R$ 155,00
ou até 3x de R$ 51,67
“É bastante interessante acompanhar este cenário inusitado, habitado por um analista inovador e de escuta sensível e um paciente muito especial (monge beneditino do norte francês falecido há exatos 900 anos)… é evidente, ausente em todos os consultórios do mundo em todos os tempos, e coloca não alguns problemas epistemológicos. … sem pretensões a usar ou criar algum método que de forma soberba seja considerado universal, ele com material teórico da psicanálise e da historiografia guia-nos por uma fascinante aventura-penetrar na intimidação de um monge do século XII.”
Hilário Franco Jr
Professor aposentado do Departamento de História Social da USP. Autor de: Em busca do paraíso perdido – as utopias medievais.
Psiquiatra e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Especialista nas áreas da infância e da adolescência. PhD em História Social (USP). Assistente estrangeiro da Faculdade de Medicina da Paris V. Foi diretor administrativo da SBPSP e editor da Revista Brasileira de Psicanálise. Membro fundador e do conselho da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Autor dos livros: Meu pai, um desconhecido (Blucher, 2022); A vida?… É logo ali (Blucher, 2018); Entre elos perdidos (Imago, 2011); Um monge no divã (Casa do Psicólogo, 2007); e Adolescência: reflexões psicanalíticas (Zagodoni, 1998), e organizador dos livros: Dicionário de psicanálise de casal e família (Blucher, 2021); Adolescência e violência: ações comunitárias na prevenção – “Conhecendo, articulando, integrando e multiplicando” (Casa do Psicólogo, 2001); Adolescência: pelos caminhos da violência – A psicanálise na prática social (Casa do Psicólogo, 1998); e Adolescência e violência: consequências da realidade brasileira (Casa do Psicólogo, 1997).
Saiba mais
Prefácio
Hilário Franco Júnior
Uma história de muitas questões
Primeira parte
Uma análise histórico-psicanalítica
Segunda parte
A trajetória de um adolescer na Idade Média Central
Outono
Inverno
Primavera – pubertas/primeira fase ou início da adolescência
Verão (resolução da adolescência)
Considerações finais
Posfácio: um psicanalista no bosque de Clio
Renato Mezan
Bibliografia