A argumentação em editoriais de jornais

selo: Blucher | 2012 - 1ª edição

Produto temporariamente indisponível

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

Na literatura jornalística, o editorial é definido como um texto opinativo, visto que expressa o ponto de vista oficial da empresa diante de fatos de maior repercussão no momento.

Mas como se constitui a organização textual argumentativa em editoriais de jornais produzidos na imprensa brasileira?

Para responder essa questão, consideraram-se as contribuições de estudiosos da linguagem, como Bakhtin, Swales e Adam, na investigação das estratégias de organização das informações em editoriais de jornais, na análise do movimento argumentativo, dentre outros aspectos.

Uma das contribuições desta pesquisa está na ampliação do conhecimento sobre a organização textual em editoriais de jornais, pois se lançou um olhar linguístico na análise do gênero.

Neste sentido, o livro interessa tanto a estudantes e professores da área de Comunicação quanto a analistas de gênero textual e estudiosos da argumentação.

Socorro Cláudia T. De Souza

Socorro Cláudia Tavares de Sousa possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), Pós-Graduação lato sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2001), Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004, 2009). Atualmente, é professora adjunta I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realiza pesquisas na área de Linguística de Texto e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa e análise de gêneros textuais.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580390742
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  174 páginas
  • Ano da Edição:  2012
  • Peso:  0.315 kg