A transferência irônica na esquizofrenia

selo: Blucher | 2025 - 1ª edição

R$ 55,00

E-book disponível em

Sinopse

Onde está a ironia? A pesquisa de Marina Carrilho mantém presente, em cada capítulo, a sustentação de uma postura curiosa e investigativa que vai além da esquizofrenia, nos convidando a pensar também o lugar da transferência e, aos moldes socráticos, o lugar ético de se tratar o Outro em sua inconsistência – já que o riso é também concretização de sentido e forma de se fazer laço.

No grego, eironeia é a dissimulação ou pergunta que se faz ao interlocutor fingindo ignorância. Era o método socrático para confundir os sofistas com o objetivo de colocar em xeque a fragilidade de qualquer conhecimento, mostrando seu caráter de opinião ou leitura parcial da realidade: “Quando tiverem prática com o esquizofrênico, vocês saberão da ironia que o arma, atingindo a raiz de toda relação social” (Lacan em Respostas a estudantes de filosofia).

– Vinícius Costa


Saiu na imprensa:

- Psicologia Revista: Quando as vozes são escutadas: resenha do livro A transferência irônica na esquizofrenia, de Marina Moreira Carrilho (2025)

Marina Moreira Carrilho

Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicanalista, membra do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo e psicoterapeuta de casal e família.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521226925
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  128 páginas
  • Ano da Edição:  2025
  • Peso:  0,173 kg