Um livro dinâmico e até com trilha sonora! Assim é A vespa assassina, que traz ao leitor o sabor das narrativas tanto literárias quanto cinematográficas que se celebrizaram nos anos setenta e oitenta por conta de animais peçonhentos que ficavam fora de controle.
Neste romance ágil de Adriano Messias, um abnegado pai, seus gêmeos adolescentes e uma avó manipuladora vão passar alguns dias em um chalé no alto da Serra da Mantiqueira. Em vez de simpáticos animaizinhos de campos e de bosques, eles vão encontrar a temida vespa cavalo-do-cão, espécie biológica solitária que, no enredo, assume um estranho comportamento social e agressivo. De fato, o inseto existe e é um dos que produzem o mais intenso nível de dor em sua vítima, a ponto de o humano picado ficar imóvel no chão, como se tivesse levado um forte choque elétrico. Porém, essa vespa raramente ataca pessoas, preferindo aranhas como presas. Em meio a densos dramas familiares e a perturbações emocionais que precisam de entendimento, destaca-se ainda a temática do crime ambiental e da omissão política. Uma obra que nos faz pensar sobre o impacto de nossa espécie no planeta e sobre o descontrole - interno e externo - que acompanha o sapiens por onde quer que ele passe.
Tem dois pós-doutorados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP/Fapesp). Foi pesquisador na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) em 2016 (Fac. de Filosofia e Letras) e em 2018-2019 (Fac. de Ciências da Comunicação). É doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/Fapesp), tendo realizado pesquisas na Université Paris 8 (Psicanálise), Université Paris 3 (Cinema) e Universidad de Buenos Aires (Psicanálise). Também passou pela Escuela Lacaniana de Psicoanálisis del Campo Freudiano (ELP), de Barcelona. Tem mestrado em Comunicação Social (UFMG) e graduações em Jornalismo e Letras. Recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Todos os monstros da Terra: bestiários do cinema e da literatura (editado pela Blucher). Possui mais de 200 obras de ficção para crianças e jovens publicadas no Brasil e no exterior.
Saiba mais
Ouverture
(Boys don’t cry, The cure)
Capítulo 1: A invasão
(Mrs. Robinson, Simon & Garfunkel)
Capítulo 2: Anotações aleatórias no diário de Marlon Guêpe sobre a vespa cavalo-do-cão, seguidas de um desenho feito a lápis
(Spiral, Vangelis)
Capítulo 3: A proposta
(Sweet child o’mine, Guns N’ Roses)
Capítulo 4: O último voo
(Life on Mars?, David Bowie)
Capítulo 5: O primeiro ataque
(House of the rising sun, The Animals)
Capítulo 6: Crime ambiental
(Symphony No. 9 in E Minor, Op. 95, B. 178, Antonín Dvořák)
Capítulo 7: A explosão
(Mercedes Benz, Janis Joplin)
Capítulo 8: Terror no banheiro
(Pour ne pas vivre seul, Dalida)
Capítulo 9: Picadas mortais
(Gods & Monsters, Lana Del Rey)
Post-script
(Brain damage, Pink Floyd)