Compreender o Trabalho dos Professores Brasileiros do Ensino Básico: Uma Abordagem pelos Recursos

selo: Blucher Open Access | 2021 - 1ª edição

Sinopse

Este livro compila trabalhos de pesquisadores da educaçãomatemática da UFPE; UFPA; UFMS e PUC-SP. A temática dos trabalhos é a formaçãode professores do ensino básico, sob a perspectiva teórica da AbordagemDocumental do Didático, cujos autores são os pesquisadores franceses Gueudet eTrouche.

Nessa teoria destacam-se dois constructos: recurso edocumento. Citando Trouche: “Os professores de matemática interagem, em seutrabalho diário, com recursos concebidos para fins de ensino (que nósdenominaremos recursos curriculares, por exemplo, um livro didático) ou comrecursos que não têm finalidade de ensino (por exemplo, um artigo deperiódico). Seus trabalhos com esses recursos, em sala de aula ou fora dela,incluem a seleção, a modificação e a criação de novos recursos. Esse trabalhocriativo é denominado trabalho documental do professor, e seusresultados documentação do professor”.

O livro se destina a professores de matemática e futuros;estudantes de pós-graduação e pesquisadores na área de educação matemática eafins.

Sonia Barbosa Camargo Igliori

Licenciada, bacharel, mestre e doutora em Matemática. Foi professora efetiva da rede estadual de ensino durante 10 anos. Desde 1990 atua na pós-graduação, inicialmente na área da Matemática, e, após 1994, na área da Educação Matemática. Durante um ano (1995 a 1996) desenvolveu estudos de pós-doutoramento, em Educação Matemática, na França. É professora titular do Departamento de Matemática da PUC/SP e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da mesma Universidade.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  9786555500813
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  284 páginas
  • Ano da Edição:  2021