Debates clínicos - Volume 1

selo: Blucher | 2019 - 1ª edição - Volume 1

R$ 70,00

E-book disponível em

Sinopse

Para que serve escrever, publicar e ler o que nós, analistas, chamamos de “material clínico”? A resposta que encontramos na Apresentação deste livro é “para possibilitar uma reflexão psicanalítica”. A amplitude da afirmação não a impede de ter contornos razoavelmente precisos: reflexão, ou seja, atividade racional visando à compreensão dos fenômenos expostos, e psicanalítica, ou seja, servindo-se dos conceitos e hipóteses construídos e validados no campo de saber inaugurado por Freud.

É isso que, em última análise, justifica a apresentação de fragmentos clínicos: são exemplos, que para o analista iniciante têm uma função análoga à da residência hospitalar para os médicos recém-formados, e para os mais veteranos permitem o diálogo com seus pares, ou mesmo a reconsideração de posições sobre tal ou qual aspecto do nosso difícil mas apaixonante ofício.

Que estes incentivem nossos colegas e estudantes a prosseguir na construção do seu próprio caminho como analistas!

Renato Mezan

Sérgio Telles

Sérgio Telles é psicanalista e escritor, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Familia (ABPCF) e da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF). Tem artigos publicados em revistas especializadas, escreve na grande imprensa e é autor, entre outros, de Posto de Observação – reverberações psicanalíticas sobre cotidiano, arte, literatura, Fragmentos Clínicos de Psicanálise, O Psicanalista vai ao cinema (volumes 1, 2 e 3), Peixe de Bicicleta e Mergulhador de Acapulco.

Saiba mais

Beatriz Teixeira Mendes Coroa

Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP. Psicanalista membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Co-oeditora da seção “Debates Clínicos” da revista Percurso. Co-coordenadora de atendimento psicanalítico grupal a médicos residentes da FMUSP, através de acordo entre Associação de Residentes e Instituto Sedes Sapientiae.

Saiba mais

Paula Peron

Psicóloga e psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sandor Ferenczi. Professora assistente do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Co-organizadora do livro História de Mulheres - leituras psicanalíticas (Zagadoni) Organizadora do livro Sujeitos da Psicanálise – Freud, Ferenczi, Klein, Lacan: diálogos teóricos e clínicos (Escuta). Co-editora da seção “Debates Clínicos” da revista Percurso. Tem capítulos nos livros Freud e o Patriarcado (Hedra) e Atendimento psicanalítico da depressão (Zagodoni).

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521218784
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  230 páginas
  • Volume:  1
  • Ano da Edição:  2019
  • Peso:  0.263 kg