Discurso e Cultura, vol. 2, foi organizado em 10 capítulos. É o resultado de pesquisas realizadas em torno de questões discursivas e culturais e, também, dos esforços de pesquisadores e pesquisadoras ligados ao Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, da PUC-SP. Os autores e autoras, vinculados a diferentes IES, vêm se debruçando sobre fenômenos discursivos e culturais em textos em circulação social. Destaca-se, na maioria dos trabalhos, o arcabouço teórico--metodológico fornecido pela Análise do Discurso, privilegiando, de modo particular, as contribuições da perspectiva enunciativo-discursiva orientada por Maingueneau. O volume se endereça a pesquisadores, professores e estudantes das ciências humanas e sociais. Os esforços se voltam para produzir análises e refletir acerca da língua, da cultura e do discurso, privilegiando o caráter interdisciplinar da Análise do Discurso e os recortes interpretativos na construção do corpus de análise.
Pós-doutor na área de Letras, pela UNESP - Campus Assis. Doutor em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUCSP, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Bacharel e Licenciado em Letras (Português/ Francês) pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. É professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-Graduados em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi professor efetivo na Rede Pública estadual de Ensino e na Rede Privada e, nos últimos anos, vem se dedicando ao magistério superior na graduação, na extensão e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Letras, relacionadas à História e Descrição do Português, à Análise do Discurso e ao ensino de língua portuguesa. Orientador de pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de pós-graduação lato sensu, dissertações e teses na área de língua portuguesa e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil, cadastrado no Diretório do CNPq; é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa A escrita no Brasil colônia e suas relações, cadastrado no CNPq. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica. Na Unifec - Universidade de Formação, Educação e Cultura, atuou como Pró-Reitor Adjunto da Graduação. Na Universidade Braz Cubas foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Letras, Coordenador de Curso de Graduação em História, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Saúde. Atualmente, na PUC-SP, é Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias.
Saiba maisProfessor de Língua Portuguesa nas redes municipal e estadual de São Paulo. Atualmente, é doutorando em Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio sanduíche na Universidade do Minho (ILCH), em Portugal. É mestre e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP e bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem graduação em Letras/Literatura pela Universidade Guarulhos (UNG). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes).
Saiba mais
1. A autoconstituição do discurso filosófico sobre a verdade em tempos de pós-verdade
2. Gênero sentença como cena de enunciação inquisitória de direitos constitucionais
3. A dimensão ético-moral no discurso da corrupção: um gesto de leitura
4. Discurso publicitário: em destaque as embalagens de alimentos para criança
5. Identidade cultural em discursos de terreiro
6. Encenação no gênero de discurso teológico parábola: a cenografia pedagógica em “O Bom Samaritano”
7. Lugares interincompreensivos e ambivalentes em anúncios publicitários que topicalizam a sexualidade
8. A cenografia de manifesto político na produção discursivo-literária de sujeitos transgêneros
9. Interdiscurso e memória discursiva: um estudo do discurso “Uma grande amizade”
10. Quando políticas linguísticas se mostram nos discursos: algumas representações sobre o guarani da fronteira Brasil/Paraguai