Ensaios psicanalíticos

selo: Blucher | 2024 - 1ª edição

R$ 95,00

Sinopse

Nesses 21 textos (resenhas, artigos, ensaios), Sérgio Telles transita por um amplo leque de assuntos. Sempre por meio das lentes psicanalíticas, aborda autores como Peter Handke, Proust, Henry James, Derrida, e temas como negacionismo, a constituição atual das famílias, os chamados “casos difíceis”, a relação entre melancolia e política, o patriarcado, a mentira, o matricídio, a ética da psicanálise, a tortura, a internet, o consumo, a pedofilia.

Além de sua dimensão clínica, a psicanálise é uma poderosa força que moldou profundamente a cultura do século XX, transformando usos e costumes sociais. A profundidade de seu saber sobre o inconsciente é imprescindível para a compreensão dos muitos conflitos que atormentam a sociedade. Sua vitalidade se comprova nas polêmicas que continua a provocar.  

 Sem abrir mão do rigor teórico em seu diálogo com o leitor, a escrita fluida e acessível de Sérgio Telles torna prazerosa a leitura desse Ensaios psicanalíticos.  

Sérgio Telles

psicanalista e escritor, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Spientiae (São Paulo), onde coordena o  grupo “Psicanálise e Cultura” e integra o corpo editorial da revista “Percurso”. Membro fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Tem artigos publicados em revistas especializadas e na grande imprensa. Autor de vários livros de literatura e psicanálise, entre eles Mergulhador de AcapulcoO psicanalista vai ao cinema (4 volumes), Fragmentos clínicos de psicanáliseVisita às casas de Freud e outras viagens, entre outros. Ganhador do Prêmio APCA (Associação  Paulista de Críticos de Arte) na categoria Literatura – Contos em 2002. Foi colunista do jornal O Estado de São Paulo de 2011 a 2013.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521221807
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  280 páginas
  • Ano da Edição:  2024
  • Peso:  0,361 kg