Conceitos e fundamentos
R$ 60,00
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, promove transformações nas formas de produção e propõe novos desafios ao Brasil, para os quais o país tem de estar preparado se quiser retomar o crescimento econômico e ser páreo para as demais indústrias. Indústria 4.0: conceitos e fundamentos tem como objetivo proporcionar uma melhor compreensão sobre essa revolução, também conhecida como manufatura avançada, estudando-a sob variados ângulos, abordando seus conceitos e fundamentos e abrindo espaço para que seja cada vez mais discutida e estudada. O texto é apropriado para empresas, estudantes e profissionais de tecnologia e de outras áreas interessados no tema, e vem para auxiliar no aprofundamento sobre este novo paradigma da produção industrial.
Possui graduação em Engenharia Civil (1968), mestrado (1983) e doutorado (1990) em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pro- fessor titular da Universidade Paulista (Unip) e orientador de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de engenharia de produção, com ênfase em planejamento, projeto e controle de sistemas de produção. É fundador e pesquisador do Laboratório da Indústria 4.0 (Lab. 4.0) do Núcleo de Inovação Tecnológica da Unip.
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Pau- lo (USP – 1977), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV – 1985) e doutorado em Engenharia de Produção pela USP (1995). É livre-docente pela USP e participa do grupo de pesquisa Trabalho, Tecnologia e Or- ganização (TTO) da Escola Politécnica da USP (EPUSP). Em 2014, aposentou-se da USP e ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Uni- versidade Paulista (Unip), onde atua como professora titular. Tem experiência na área de engenharia de produção, com ênfase em organização do trabalho, atuando princi- palmente na área de gestão de serviços e servitização das manufaturas. Recentemente, iniciou a pesquisa da Indústria 4.0, focando a organização do trabalho demandada pelo avanço tecnológico e o processo de servitização incentivado pela conectividade entre empresas.
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP – 1999), mestra- do em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (Unip – 2004) e doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2010). É professor universitário e consultor nas áreas de tecnologia da informação, análise de negócio, engenharia de software e mídias interativas, engenharia econômica e finanças e empreendedorismo de inovação tecnológica. É professor titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em En- genharia de Produção da Unip, ex-professor da Escola Politécnica da USP (EPUSP) e professor de cursos de MBA e especialização da USP e da Fundação Vanzolini. Há quinze anos, desenvolve projetos de tecnologia da informação e análise de ne- gócios. Foi bolsista de pesquisa e inovação em programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvi- mento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenou projeto de inovação no progra- ma PIPE-Fapesp. Desenvolveu atividades de mentoring e treinamento especializado em engenharia de software e análise de negócio para empresas como Banco Bradesco, Banco Itaú, Ford Motors do Brasil, Roche Farmacêutica, Liberty Seguros, Rede Globo e Honda do Brasil. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas para a Indústria 4.0, Smart Cities e Fintechs, com base em IoT e Blockchain.
Possui graduação em Química (1988) e em Química Farmacêutica (1992) pela Fa- cultad de Química da Universidad de La República Uruguay e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP – 2001). Atualmente, é professora titular da Uni- versidade Paulista (Unip). Atua na área de produção e meio ambiente, principalmente nos seguintes temas: produção mais limpa e ecologia industrial, desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e indicadores ambientais. Sua experiência inicial na área de fisico-química, especificamente em células a combustível e a fabricação de ele- trocatalisadores para uso em células de metanol direto, tem facilitado a criação de uma interface com o tema de produção mais limpa. Sua formação permitiu que atuasse no estudo do comportamento de eletrodos sólidos, metais e semicondutores.
É pós-doutorando em Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universi- dade de São Paulo (EPUSP). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Univer- sidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1980). Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA – 2012), mestrado em Administração com ênfase Estratégia e seus Formatos Organizacionais (2014) e doutorado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Sistemas de Ope- ração (2017), ambos pela Universidade Paulista (Unip). Tem experiência nas áreas de engenharia, marketing, administração e comércio exterior.
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
1 - INTRODUÇÃO
2 - INDÚSTRIA 4.0: CONCEITOS E ELEMENTOS FORMADORES
3 - SISTEMAS CIBER FÍSICOS
4 - INTERNET DAS COISAS (IOT)
5 - INTERNET DE SERVIÇOS (IOS)
6 - ELEMENTOS ESTRUTURANTES DA INDÚSTRIA 4.0
7 - ORGANIZAÇÃO E TRABALHO 4.0
8 - INDÚSTRIA 4.0 E SUSTENTABILIDADE
9 - A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA INDÚSTRIA 4.0
10 - GESTÃO DE MANUTENÇÃO E ATIVOS NA INDÚSTRIA 4.0
11 - NECESSIDADES DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE ENGENHEIROS E TÉCNICOS PARA A INDÚSTRIA 4.0
12 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA BRASILEIRA RUMO À QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
CONCLUSÃO