Diálogos com as inquietações dos educadores da primeira infância
R$ 63,00
Qual a melhor maneira de apoiar os professores, senão estabelecer um diálogo franco e direto em que as dúvidas possam aparecer para serem discutidas? Este livro foi tecido em conversas com educadores de creche de vários lugares do país sobre suas dúvidas, questionamentos e inquietações.
De conversa em conversa, de laçada em laçada, o conhecimento foi sendo ampliado e aprofundado, tecido a muitas mãos!
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisClélia Cortez é graduada em Pedagogia pela PUC-SP. Atuou como professora de Ensino Fundamental e Educação Infantil nas redes pública e privada na cidade de São Paulo e iniciou sua experiência com formação de professores no ano 2000. Atualmente é orientadora educacional de uma escola da rede privada voltada para as crianças de 0 a 3 anos e é Coordenadora do Programa Formar em Rede/Educação Infantil do Instituto Avisa Lá em São Paulo.
Saiba mais
Introdução
1 - Educadoras: quem são, de onde vêm, e sua relação com as perguntas
2 - O olhar sobre a criança
Um ambiente que valoriza a voz da criança
Relação cuidar e educar
Referências para novas indagações e pesquisas
3 - Tempo, espaço e a construção de um ambiente de aprendizagem
Rotina: uma reflexão sobre o tempo
Um pouco de reflexão sobre a interação dos pequenos com a leitura
Algumas indagações sobre o brincar
4 - Uma ideia de criança, muitas ideias para brincar: concepções e possibili-
dades dos Cantos de Atividades Diversificadas - Juliana Guerreiro Lichy
Escolhas: dizer quem sou - direito, caminhos possíveis - diversidade
Tempos diversos nos cantos diversificados
Inter-Agir: as interações nos cantos diversificados
Inspirações: algumas ideias para os Cantos de Atividades Diversificadas
5 - Projetos e sequências de atividades: outra forma de organização do tempo
A distinção entre projetos e atividades
A importância dos registros
6 - Alguns modelos de sequências de atividades e projetos: o que é importante considerar para promover aprendizagens
Sequência de atividades
Sequência de atividades: Brincadeiras na área externa (1 a 2 anos).
Registro de brincadeiras
Sequência de atividade: Projeto Leitura de poemas para crianças pequenas
Sequência de atividades de leitura
7 - Conclusão: um convite à ação
Referências bibliográficas
Anexos