A escrita e a leitura são passaportes para o conhecimento de mundo, cada dia mais amplo. Este livro propõe um encontro com os educadores para pensar a alfabetização, compromisso que precisamos assumir nesses tempos de tantos desencontros vividos pela educação em nosso país. Um encontro de intenções, de interesses e de tantas variáveis que precisam se combinar positivamente para que esse importante processo de aquisição aconteça.
Daniela Pannuti, professora, mestre em Psicolinguística Aplicada pela USP, doutoranda em Psicologia Escolar, atua como orientadora pedagógica e formadora de educadores em instituições públicas e privadas. Atualmente estuda a qualidade da prática docente sob o enfoque da experiência.
Saiba maisPedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba mais
Pra começo de conversa
1 - Ler e escrever na escola para ler e escrever a vida
1.1 Por que ler e escrever é tão importante?
1.2 Em nossas escolas, o ensino da escrita parte de necessidades reais das crianças?
1.3 Em busca de bons encontros
2 - Com que roupa eu vou? Os gêneros textuais e sua importância para formar usuários reais da língua escrita
2.1 Contextos de leitura e escrita - o diálogo entre oralidade e escrita
2.2 Diversidade e continuidade - as contribuições de Mirta Castedo
2.3 Situações de leitura e escrita na alfabetização inicial
2.4 Continuidade na diversidade: desafios da escola
2.5 Organizando o tempo didático: projetos, sequências e atividades permanentes
3 - A leitura como passaporte para a cidadania
3.1 O que precisamos saber sobre a leitura para participar positivamente desse processo?
3.2 As estratégias de leitura
3.3 Hábitos leitores e a aprendizagem da ortografia
3.4 O lugar da leitura na vida
4 - Desvendando mistérios: Como se aprende a ler e escrever?
4.1 O que é um ambiente alfabetizador?
4.2 Como compreendemos a escrita e quais as implicações pedagógicas que decorrem dessa concepção?
4.3 Ler nas linhas e nas entrelinhas
4.4 Como as crianças aprendem?
4.5 Sondagem: para conhecer como as crianças pensam
4.6 Possibilidades de trabalho a partir das necessidades e possibilidades das crianças
4.7 Refletindo sobre o sistema: alguns exemplos de atividades e possibilidades de intervenção para cada hipótese
5 - Alfabetização e diversidade: os desafios da educação inclusiva
5.1 Não leve gato por lebre: algumas considerações sobre a dislexia
Referências bibliográficas