O brincar como sinalizador de sofrimento psíquico

Construção da relação objetal da criança autista e suas implicações no trabalho de intervenção precoce

selo: Blucher | 2024

Pré-Lançamento

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

O bebê é capaz de brincar? Como seria a expressão desse brincar precoce, que antecederia o brincar simbólico? Poderíamos supor que a qualidade das primeiras explorações do bebê nos contaria algo sobre seu processo de adaptação ao mundo? A partir da perspectiva psicanalítica, pretendemos abordar de que forma o brincar sensorial do bebê funciona como matéria-prima para a construção de suas relações objetais e quais os sinais de possíveis percalços na produção do brincar simbólico da criança. Partindo da hipótese de que o brincar tem uma dupla função, pois é por meio dele que o bebê acessa a intersubjetividade e a criança equaciona seus impasses psíquicos, propomos neste livro pensar o lugar do brincar como um importante sinalizador de sofrimento psíquico.

Camila Saboia

Psicóloga formada pela PUC-SP, doutora pela Universidade de Paris 7. Entre os anos de 2005-2011 trabalhou como pesquisadora no PILE (Programme International pour le Langage de l’Enfant) (Paris-França). Pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP.


É autora de diversos artigos no campo da clínica da infância, dedicando-se ao tema do brincar e suas implicações na constituição da subjetividade da criança, além dos estudos associados aos primórdios do psiquismo e as psicopatologias decorrentes dos traumas precoces. É idealizadora e fundadora do Instituto Entrelacer Psicanálise & Infância.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521220206
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  216 páginas
  • Ano da Edição:  2024