A proposta deste livro surge a partir da experiência da clínica orientada pela psicanálise implicada com os entraves que ocorrem durante as internações no Centro de Terapia Intensiva Neonatal (CTIN). Nesse trabalho diário com os bebês e suas famílias há constantes articulações entre os integrantes da equipe de saúde do setor, com vista a construir um fazer cada vez mais interdisciplinar. Dessa forma, o livro tem o objetivo de compartilhar o trabalho realizado por profissionais de diferentes áreas que cuidam dos bebês de forma técnica e especializada, sem ignorar a importância da perspectiva de promover encontros afetivos, vínculo e acolhimento aos bebês e seus familiares.
Psicóloga e Psicanalista com Mestrado e Doutorado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).
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Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Psicologia Clínica em Hospital Pediátrico pelo Programa de Especialização do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Psicóloga no Centro de Terapia Intensiva Neonatal (CTIN).
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Apresentação
Prefácio
Primeira parte - A psicanálise em neonatologia: intervenções com o bebê, os pais e a equipe de saúde
1. A clínica com os bebês e suas famílias na internação
2. Bebê, história e palavra: o diário do bebê na UTI neonatal
3. Grupo de pais na unidade neonatal
4. Cuidados paliativos: intervenções com a equipe e suporte para o bebê e sua família
5. O enigma da ausência materna: o analista e a demanda da equipe multidisciplinar
Segunda parte - As intervenções da equipe multiprofissional na UTI neonatal
6. A chegada dos pais na UTI neonatal: acolhimento da enfermagem
7. O compromisso da Fisioterapia com o bebê e sua família
8. O papel da terapia ocupacional no Centro de Terapia Intensiva Neonatal: do cuidado ao bebê à intervenção familiar
9. Os desafios do aleitamento materno em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
10. O trabalho do assistente social em um centro neonatal
11. Atuação fonoaudiológica em unidade neonatal: abordagem materno-infantil