Para que um discurso não seja só do semblante, para que tenha consequências, é necessário que o traço que materializa a presença do outro cumpra sua função significante. Ou seja, não somente que ele precipite um significado, mas que também se libidinize.
É na medida em que o clínico perceba esse delicado cinzel que vai da voz do outro ao sujeito que logrará interpretar qual é o ponto de resistência, singular em cada autista, entre a voz e o significante. Qual a janela pulsional na qual cada autista poderá encontrar um traço para ensaiar uma identificação primordial com o Outro.
Este livro, ora reeditado, tem um papel protagonista no empenho da psicanálise em devolver o autista ao campo da palavra, resgatando-o do lugar de transtorno mecânico de alguma função.
Alfredo Jerusalinsky
Psicanalista, membro da Associação Lacaniana Internacional
Doutor em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano
Psicanalista, membro da Escola Letra Freudiana (RJ), médica psiquiatra da infância e adolescência da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SESDF), docente da faculdade de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF), preceptora da residência médica em Pediatria da SESDF. Pós-doutora em Psicopatologia clínica pela Universidade Côte d’Azur (Nice, França) e doutora pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal). Autora e coautora de livros e artigos publicados em revistas e livros especializados nacionais e internacionais (França e Argentina).
Saiba mais
Prefácio à primeira edição
Marie Christine Laznik
Introdução
Parte I Da fundação e da fundamentação do inconsciente
1. O funcionamento pré-especular no pensamento de M. Klein e F. Dolto
2. Da primeira experiência de satisfação: a inscrição das primeiras marcas mnêmicas e o recalque originário
3. Nascimento do Outro e suas vicissitudes: construções em análise em um caso de autismo
Parte II Função e primazia da voz
4. O estabelecimento do circuito pulsional: o objeto voz
5. A anterioridade lógica da voz
6. As três dimensões da voz
7. A pulsão invocante e o evitamento seletivo da voz
Parte III A voz, o corpo e a letra
8. A gramática do inconsciente: do traço à letra e sua relação com significante
9. Da letra e de suas relações com a voz: o papel da voz na incorporação da linguagem
Conclusão
Só depois (Après-coup)
A difícil escuta da criança autista
Referências
Apêndice A
Apêndice B
Apêndice C
Apêndice D