Ensaio psicanalítico sobre o tempo
R$ 62,00
Se você quiser saber o que é o tempo, abra este livro e verá como, segundo Santo Agostinho, proponho uma escrita lógica que une suas três instâncias: o presente do passado, o presente do futuro e o presente do presente. No centro desse nó borromeano, coloco aquele presente do presente que representa, para todos nós, o tempo como um objeto que ordena a palavra, que permite a narrativa, que usamos para enunciar nossas expectativas, mas que permanece verdadeiramente inatingível.
Esse objeto que escapa à teia da palavra pode ser relacionado ao tempo que a física quântica relativiza e ao tempo subjetivo que a filosofia se esforça para definir. Daí a ideia de considerar o tempo como um objeto que caracteriza cada um em sua maneira de ser, em sua maneira de se alienar ou de se separar do tempo do outro, um objeto que o encoraja em sua pressa de agir e ao qual o sujeito se iguala quando está no tempo do seu desejo.
É psicanalista membro do FCL de São Paulo e formada em Psicologia pela UFPA. Migrou para São Paulo na década de 1990 decidida a iniciar uma formação em Psicanálise, lugar onde ainda habita e exerce a prática clínica. Concluiu mestrado em Ciências pela Unifesp em 2009 e doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP em 2015. Por anos lecionou disciplinas relacionadas à teoria psicanalítica e acompanhou alunos em estágio supervisionado no curso de Psicologia da Uninove. No serviço público, prestou atendimento tanto em unidade de tratamento para idosos quanto em UBS. Ainda na Secretaria Municipal da Saúde (SP), atuou como docente do Projeto Rede Sampa (Educação Permanente em Saúde Mental).
Saiba mais
É psiquiatra e psicanalista, e membro fundador da EPFCL (Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano). Leciona no Collège de Clinique Psychanalytique du Sud-Ouest da França, é membro honorário do Colegio de Psicoanálisis de Madrid e professor convidado do ICLES Milano e da Praxis Roma. Autor de vários artigos em periódicos anceses, espanhóis, brasileiros, gregos e australianos; e autor dos livros Sobre identidade e identificações (Blucher, 2018) e Le présent du présent (Editions Nouvelles du Champ Lacanien, 2020).
Saiba mais
Preâmbulo
1. O tempo dos físicos
2.O tempo das neurociências
3. O tempo dos filósofos
4.0 tempo dos sociólogos
5. Chronos ou Cronos?
6. Estar em sintonia com seu desejo
7. O enigma dos três prisioneiros
6. De volta a Santo Agostinho
9. O tempo da transferência
10. Uma faceta de nossa gramática: o futuro anterior
11. Pontuação
12.0 tempo em Cioran
13. O tempo da separação
14. O tempo do ato
15. O tempo no sonho
16. O desejo indestrutível e os dilaceramentos do tempo
17. O tempo da memoria e do esquecimento
18. O tempo do passe
Posfácio
Referências