Processos psicossociais de exclusão social

selo: Blucher Open Access | 2020 - 1ª edição

E-book disponível em

Sinopse

O livro “Processos psicossociais de exclusão social” traz dezesseis capítulos que fornecem uma análise diversa e integrada dos temas dos estereótipos, preconceitos, racismo e xenofobia. Os textos promovem discussões teóricas e agregam dados de pesquisa sobre os mais variados aspectos dos processos psicossociais envolvidos na exclusão social de minorias, também muito diversas. São estudados os estereótipos de “usuários” e “traficantes” de drogas, de mulheres e de negros, tais quais os que são veiculados nos livros didáticos, com destaque para aqueles que ameaçam a escolha profissional e a performance cognitiva. O racismo éanalisado na infância, nas escolas e nas falas de professores, na sua relação com as ideologias, especificamente da meritocracia. O sexismo é estudado tanto em pesquisas quase experimentais, quanto em análises de conteúdo de palavras-tabu na leitura. A xenofobia dos brasileiros em relação a latino americanos é também investigada. Os estigmas do trabalho doméstico e a construção de identidades, regionais e masculina, são discutidos, e, por fim, a inclusão social de idosos e envelhescentes é promovida.

Marcus Eugênio Oliveira Lima

Marcus Eugênio Oliveira Lima é graduado em Psicologia e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, doutor em Psicologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-PT) e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e na School of Psychology da Universidade de Queensland. Desenvolve pesquisas no âmbito da psicologia social, com ênfase em preconceitos, racismo e desumanização. É professor do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Em 2020, publicou o livro Psicologia social do preconceito e do racismo (Blucher). Atualmente, desenvolve projetos de combate aos preconceitos e intolerâncias em escolas públicas do ensino básico.  

Saiba mais

Dalila Xavier de França

Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Psicologia Social pelo Instituto Superior do Trabalho e da Empresa (ISCTE-Portugal). Pós-Doutora pela Universidade Complutense de Madrid (Espanha-2011) e pela School of Psychology da Universidade de Queensland (Austrália-2019). É professora titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Saiba mais

Raquel Meister Ko. Freitag

Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística. Interesse pela investigação de fenômenos de variação e mudança linguística com ênfase nos aspectos socioestilísticos envolvidos, da emergência à regularização de seu uso, preferencialmente na interface funcionalismo/sociolinguística, em comunidades de práticas marcadas por relações de gênero. Foco em questões metodológicas relacionadas à coleta e constituição de amostras sociolinguísticas (gênese da entrevista sociolinguística; comunidades de fala e comunidades de práticas; modelagem e dimensionamento de amostras) e na dimensão estilística da variação. Avaliação de políticas públicas de avaliação em larga escala, com foco na aplicação dos resultados sociolinguísticos nos programas de ensino de língua materna (Provinha Brasil, Prova Brasil, ENEM).

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  None
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  444 páginas
  • Ano da Edição:  2020