Qualidade da energia elétrica

Conceituação e processamento digital

selo: Blucher | 2024 - 1ª edição

R$ 135,00

ou até 2x de R$ 67,50

Sinopse

A análise da qualidade da energia elétrica (QEE) está associada às transformações do sistema elétrico. Uma norma é elaborada a partir de acontecimentos passados, registrados, analisados e tidos como danosos ao sistema. No entanto, a dinâmica tecnológica avança de modo independente, e mesmo considerando atuais parâmetros de QEE, novos problemas podem surgir.

A análise da QEE deve atentar para a matriz elétrica de cada país e as mudanças decorrentes da transição energética. A crescente presença de fontes renováveis substituindo a geração termoelétrica é mais distribuída, produzindo novos e desafiadores cenários para o sistema elétrico. Em redes com predominância eólica, por exemplo, as variações de frequência têm importância maior que em sistemas hidrelétricos interligados, dada a menor inércia dos geradores. Já a energia fotovoltaica – cujo aproveitamento depende de um conversor CC-CA operando em alta frequência, acima da faixa de análise de harmônicos típicos da rede – pode propiciar vários problemas de QEE, desde a regulação de tensão até efeitos de amplificações harmônicas, entre outros. Já as mudanças tecnológicas na área de iluminação permitem questionar os procedimentos e os limites estabelecidos para flutuações de tensão, confirmando que os problemas de QEE se modificam em função de novas tecnologias.

Este livro vai além de um tratado sobre fenômenos de QEE. Possibilita ao leitor uma análise crítica de causas e efeitos, mostrando por que normas são criadas, como se dão os processos digitais de quantificação das grandezas e quais são as limitações inerentes. Em suma, busca preparar o profissional da área de QEE para um futuro de grandes mudanças.

Sigmar Maurer Deckmann

Graduou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1973). Obteve os títulos de Mestre (1976) e de Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1980). Iniciou-se na área elétrica por meio do Curso Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre (1965). É Professor Titular aposentado da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, onde foi docente entre 1974 e 2006. Foi Diretor Associado da FEEC de 1999 a 2003. Foi executor de diversos convênios com empresas do setor elétrico como CEMIG, Eletropaulo, Elektro e CPFL. Assessorou a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Operador Nacional do Sistema (ONS) em estudos na área de qualidade da energia elétrica. Desenvolveu equipamentos pioneiros na área de avaliação de qualidade da energia elétrica e, em especial, para medição de cintilação luminosa (flicker), recebendo premiação internacional por esse trabalho. Ao longo de sua carreira foi orientador de mais de 20 mestres e doutores que desenvolveram trabalhos nas áreas de sistemas de potência, qualidade da energia elétrica e instrumentação especializada.

Saiba mais

José Antenor Pomilio

Engenheiro eletricista (1983), mestre (1986) e doutor (1991) em Eng. Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. De 1988 a 1991 foi chefe do grupo de eletrônica de potência do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron/CNPq. Realizou estágios de pós-doutoramento junto aos departamentos de Engenharia Elétrica (1993/1994) e de Engenharia da Informação (2015), ambos na Universidade de Pádua, e no Depto. de Engenharia Industrial da Terceira Universidade de Roma (2003). É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, onde trabalha desde 1984. Foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica de 2007 a 2011 e diretor da FEEC de 2011 a 2015. Foi presidente da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência - SOBRAEP e coordenador do Comitê de Eletrônica de Potência e Máquinas Elétricas da Sociedade Brasileira de Automática, SBA. Foi membro do comitê administrativo da IEEE Power Electronics Society e editor associado da IEEE Trans. on Power Electronics de 2003 a 2018. Foi editor do periódico Eletrônica de Potência. Ao longo da carreira orientou mais de 60 mestres e doutores e tem atuado e publicado com pesquisadores de diversas instituições no Brasil e no exterior (Itália, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Argentina, Noruega, Finlândia e Dinamarca).

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521221555
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  384 páginas
  • Ano da Edição:  2024
  • Peso:  0,649 kg