Regionalismo Alimentar

Identificação de Grupos de Consumidores que Valorizam o Prazer e as Tradições Alimentares

selo: Blucher | 2010 - 1ª edição

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Sinopse

O objetivo deste estudo foi identificar o comportamento alimentar típico do brasileiro, que valoriza a alimentação tradicional e prazerosa. O setor de alimentação rápida passa a caracterizar a modernidade, pois o ato de comer ganha funcionalidade e mobilidade, com isso a alimentação tradicional perde a sua identidade e valor. Para tentar parar o avanço dos alimentos industrializados, movimentos regionalistas são formados para proteger a cultura alimentar da sua região. Foram realizadas duas pesquisas, primeiramente uma análise quantitativa do banco de dados do Modelo de Consumo Alimentar Brasileiro, levantamento realizado nas cidades de Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Recife (PE), identificando o perfil do cluster predominantemente hedônico. E uma análise qualitativa, com a realização de dois grupos focais, com participantes de grupos tradicionalistas. O resultado da pesquisa mostrou que o cluster denominado "tradicionalistas hedônicos" é formado por moradores das cidades de São Paulo e Porto Alegre e para eles o mais importante na alimentação é o prazer. A preservação dos seus hábitos alimentares, da sua cultura alimentar e principalmente o prazer do consumo lento das comidas tradicionais junto com a família e amigos são os motivos que faz o consumidor participar de grupos regionalistas.

Diego Gilberto Ferber Pineyrua

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Doutorando pela Universidad de la Empresa, Uruguai. Professor titular da FUNEC de Santa Fé do Sul (SP) e da FAISA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, marketing direto, empreendedorismo, gestão, comportamento do consumidor e estratégias.

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Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788561209988
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  112 páginas
  • Ano da Edição:  2010
  • Peso:  0.24 kg