Uma pioneira da psicanálise - Obras completas
R$ 132,00
ou até 2x de R$ 66,00
“Do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam”, proclamou Napoleão aos soldados da sua expedição ao Egito. Quarenta anos de estudo e de prática da psicanálise fundamentam a pesquisa que Renata Cromberg nos apresenta neste livro, cujo formato emula o pioneirismo de Sabina Spielrein: entremeando com ensaios do maior interesse a primeira tradução integral dos seus escritos para o português, nossa colega se tornou o James Strachey da psicanalista russa.
Ao desvendar sucessivas camadas de sentido nos textos examinados, o método “geoarquelógico” de Renata permite tecer a trama dos vínculos afetivos, teóricos, clínicos e que ligam Sabina a Freud e a Jung e inserir essa vasta tapeçaria na história da psicanálise, assim como no contexto científico e político da Europa na primeira metade do século XX.
Dizia Hegel que a coruja de Minerva só alça voo ao crepúsculo, isto é, a filosofia só pode esclarecer a realidade quando esta já se tornou passado. A era em que a contribuição de Sabina Spielrein para a nossa disciplina permaneceu praticamente desconhecida está felizmente chegando ao fim. Crepúsculo do recalque e do preconceito, o monumental trabalho de Renata constitui uma bem-vinda aurora para os estudos sabinianos no Brasil.
Renato Mezan
É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professora convidada do curso de Psicanálise desse instituto, bem como do curso de Teoria Psicanalítica da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE/PUC-SP). É graduada em Psicologia e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora e pós-doutora pelo Instituto de Psicologia dessa mesma universidade. Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. É autora dos livros Paranoia (Artesã, 2012) e Cena incestuosa: abuso e violência sexual (Artesã, 2021), ambos pela Coleção Clínica Psicanalítica.
Saiba mais
.
Saiba mais
Prefácio – O processo de construção de uma história
Introdução – O pioneirismo de Sabina Spielrein
1. Percurso de uma vida
2. O enigma de uma morte
3. Uma história clínica: de paciente a médica
4. A implantação da psicanálise no coração da psiquiatria
5. Sobre o conteúdo psicológico de um caso de esquizofrenia (Dementia praecox)
6. A emergência do conceito de pulsão de morte
7. A destruição como origem do devir
8. Comentários sobre A destruição como origem do devir
9. Um pensamento da diferença sexual
10. A Sogra
11. A elaboração conceitual psicanalítica de Sabina Spielrein: a carta a Jung de 20 de dezembro de 1917
12. Carta a Jung de 20 de dezembro de 1917
13. O amor que ousa dizer seu nome na história da psicanálise
Referências