Criança como método
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Burman analisa e organiza as contribuições de Fanon no campo da educação, ressaltando o foco na criação de espaços descolonizados que favoreçam e fortaleçam a resistência em vez de puni-la. Fazer resistência ao mundo em vez de se adaptar a ele.
Manter uma posição dócil e contida para a criança ajuda a tornar os adultos igualmente dóceis e, portanto, menos capazes de questionar as “verdades” recebidas, particularmente em questões de raça e gênero.
Nesse sentido, Fanon surge como
um teórico da educação que a reconhece como um modo de regulamentação, hierarquização
e adaptação social, mas com potencial para restaurar as capacidades criativas e
a luta emancipatória.
– Cida Bento
Prefácio à edição inglesa
Prefácio à edição brasileira
Agradecimentos
Agradecimentos à edição brasileira
Apresentação: A criança não existe
Fanon, educação, ação: rumo a Criança
como método
Criança Idiótica
Criança Traumatogênica
Criança Terapêutica
Criança Extímica
Criança como método
Posfácio à edição brasileira