Sinopse

Em 2020 uma pandemia atravessou-nos de norte a sul e de leste a oeste do planeta, colocando-nos numa espécie de curso intensivo das relações entre sociedade, ambiente e cidadania. Tais relações se expressam em entendimentos sobre a origem da pandemia, da “enfermidade” do planeta, das ciências, do negacionismo, dos contágios, das mortes, das discriminações, da desfaçatez e do menosprezo, assim como em termos de solidariedade e senso de coletividade. Com o objetivo de tratar tais entendimentos e pensar em ações e mudanças necessárias, que permitam evitar a recorrente história de catástrofes socioambientais é que produzimos este livro. Nossa expectativa é promover nas/nos estudantes, a percepção de que as relações sociais estabelecidas e as ações desencadeadas nas dinâmicas da natureza, produzem a realidade socioambiental que nos envolve.

Ana Paula Fracalanza

Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) desde 2005. Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Docente e Ex-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Instituto de Energia e Ambiente/USP). Participa do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados. Trabalha com os temas governança da água, políticas públicas ambientais e saneamento básico.

Saiba mais

André Felipe Simões

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP. Engenheiro Metalúrgico com Mestrado em Engenharia Metalúrgica e Ciência dos Materiais, Doutor e Pós-Doutor em Planejamento Energético. Na Graduação da USP atua como professor no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH. É professor dos seguintes programas de pós-graduação: Sustentabilidade, na EACH-USP; Mudança Social e Participação Política, o ProMuSPP, na EACH-USP; e Energia, no Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP). Linhas de pesquisa: planejamento energético e ambiental, adaptação e mitigação das mudanças climáticas, redução de pobreza via acesso à energia, geopolítica da energia, história da energia, energia e sustentabilidade. Revisor contumaz de relatórios do IPCC. Participou de diversas delegações oficiais do Brasil nas COP da UNFCCC. Em 2019 e 2020, atuou como Prof. Dr. Visitante, respectivamente, nas universidades de Maryland, nos Estados Unidos, e de Melbourne, na Austrália.

Saiba mais

Carla Morsello

Professora e orientadora de graduação e pós-graduação na EACH-USP e no PROCAM-USP. Tem especialização em Gestão de Áreas Protegidas pela Università degli Studi di Bologna (Itália), bem como mestrado e doutorado em Ciências Ambientais na USP e University of East Anglia (Reino Unido), respectivamente. Atua na interface entre a conservação biológica e o desenvolvimento local, investigando especialmente os determinantes econômicos, psicológicos e ambientais do uso, da conservação e da restauração de recursos naturais por populações indígenas e rurais habitantes de áreas naturais. É editora associada de revistas internacionais na área.

Saiba mais

Cristina Adams

Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) desde 2005. Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental e dos Programas de Pós-Graduação em Modelagem de Sistemas Complexos (EACH), Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA) e Ciência Ambiental (PROCAM). Atua nas áreas de Ecologia Humana e governança de sistemas socioecológicos florestais, bem como na interface entre ciência, políticas públicas e conhecimento ecológico local. Lead author no levantamento global da Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: (IPBES). Líder do grupo de pesquisa em Governança Florestal (GFF-USP).

Saiba mais

Luciana Gomes De Araujo

Pesquisadora de pós-doutorado do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). Professora Colaboradora do Bacharelado em Gestão Ambiental e Ciclo Básico da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) em 2020 e 2021. Integra os grupos de pesquisa em Governança Florestal (GFF-USP), Conservação e Gestão de Recursos de Uso Comum, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Laboratório de Ecologia Humana (LEHMA-UNICAMP). Tem se dedicado às áreas de Gestão e Conservação de Recursos Naturais Comuns, Ecologia Humana e Etnoecologia.

Saiba mais

Marcos Bernardino De Carvalho

Geógrafo (bacharel e licenciado pela USP). Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP. Docente do Curso de Gestão Ambiental (graduação) e dos Programas de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP) e Geografia Humana (FFLCH-USP). É autor, entre outros, do livro ‘O que é Natureza’ (Col. Primeiros Passos, Ed Brasiliense). Temas de atuação e investigação: geografia, abordagens integradas (socioambientais), sociedade/ambiente, educação ambiental, epistemologia e história da geografia e das ciências sociais.

Saiba mais

Pedro Henrique Campelo Torres

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), com estágio de pesquisa na Princeton University. É mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Visiting Scholar na Bren School of Environmental Science & Management, da University of California Santa Barbara (UCSB). Tem interesse nos temas de pesquisas relacionados às desigualdades ambientais urbanas, justiça ambiental e climática, e planejamento ambiental.

Saiba mais

Silvia Helena Zanirato

Doutora em História, Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP. Docente do Curso de Gestão Ambiental (EACH) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) e de Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP). Investiga temas e problemas do processo de urbanização brasileiro e os impactos ambientais dele derivados.

Saiba mais

Sylmara Gonçalves Dias

Professora Associada da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH-USP) da Universidade de São Paulo. Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPgSUS) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM). É líder do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS). Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS – 2019-2023). Doutora em Ciência Ambiental pelo Programa de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP). Doutora em Administração pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração USP (FEA-USP). Graduada em Administração (PUC-MG) e Pedagogia (IEMG).

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  9786555502381
  • Total de Páginas:  226 páginas
  • Ano da Edição:  2022