Uma Análise dos Letreiramentos Populares
R$ 40,00
{{item.nome}} | {{item.valor}} | {{item.prazoEntrega}} | Não disponível para esse CEP | |
---|---|---|---|---|
Nenhuma opção de frete disponível para esse CEP. Consulte nosso suporte para mais informações! | ||||
{{frete.erro}} |
A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
Este volume aborda a diversidade da paisagem tipográfica urbana, mais especificamente, os letreiramentos populares, que resistem ao tempo como uma forma de expressão da cultura e da produção espontânea e informal do design - o Design vernacular.
Formou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.
Designer gráfica e pesquisadora na área de design vernacular e tipografia. Doutoranda em Design pela UFPE e sócia da Corisco Design, onde também desenvolve o projeto colaborativo Crimes Tipográficos. Autora do livro 'Tipografia Vernacular Urbana' (Blucher). Integrou a diretoria da ADG Brasil entre 2009-2013. Foi curadora da categoria Popular, Regional e Vernacular da 9ª Bienal da ADG. É autora de fontes tipográficas digitais selecionadas para a 3ª Mostra Tipografia Brasilis, Bienal Letras Latinas 2006, Salão Pernambuco Design 2004 e 2008 e para 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico da ADG Brasil.
Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil.
Priscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
Conteúdo
Introdução
1 - O design como expressão cultural
1.1. O design como produto cultural
1.2. O design global versus o design local: o fenômeno da circularidade cultural
1.3. Definindo o popular, o vernacular e o regional
1.4. Integrando o design formal ao vernacular
2 - As diferentes formas de representação visual da escrita
2.1. Definindo o letreiramento, a caligrafia e a tipografia
2.2. O letreiramento, a caligrafia e a tipografia ao longo da evolução da escrita
2.3. Elementos do estilo tipográfico
3 - Os letreiramentos populares
3.1. O letreiramento popular na paisagem tipográfica urbana
3.2. Breve panorama da pesquisa sobre letreiramentos populares no Brasil e no mundo 58
3.3. O ofício do pintor letrista
4 - Investigando os letreiramentos populares
4.1. Impressões gerais sobre os roteiros
4.2. Análise tipográfica: aspectos intrínsecos
4.3. Análise tipográfica: aspectos extrínsecos
4.4. Análise dos elementos esquemáticos e pictóricos
5 - Investigando os letristas populares
5.1. Três letristas populares do Recife
5.2. Algumas técnicas de confecção de letreiramentos populares
6 - Uma classificação para os letreiramentos populares
6.1. Critério 1: autoria
6.2. Critério 2: forma de representação da linguagem gráfica verbal
6.3. Critério 3: atributos formais
Conclusão
Referências bibliográficas