Perspectivas atuais na América Latina
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Este livro captura a memória do período transcorrido entre 2020 e 2024, um tempo marcado pelo impacto inevitável da transição para o trabalho remoto na formação psicanalítica, resultado da crise pandêmica. Em meio a intensas turbulências, essa experiência também nos abriu para novos horizontes. Aos questionamentos, atualizações, perspectivas e debates realizados no âmbito da Federação Psicanalítica da América Latina (Fepal) em torno do movimento psicanalítico e sua transmissão, somam-se os diálogos interinstitucionais organizados pela Comissão de Formação e Transmissão da Psicanálise da Fepal durante esses anos. Esses debates, nos quais a clínica psicanalítica e a política institucional se entrelaçaram, deram lugar a importantes reflexões sobre cada um dos eixos do trípode e também sobre os movimentos institucionais. Reflexões que, desde este momento histórico, buscam garantir a vigência da psicanálise no contexto das transformações da nossa época.
Analista com função didática na Asociación Psicoanalítica de Guadalajara (APG). Professora e supervisora do Instituto APG. Coordenador da Comissão de Formação e Transmissão da Psicanálise, Fepal (2020-2024). Editora da Calibán, Revista Latino-Americana de Psicanálise (2017-2023). Membro da equipe editorial da Seção Vortex Calibán RLP até 2024. Membro da equipe da Comissão Científica da Fepal (2018-2020). Secretária suplente da Fepal (2014-2016). Segundo lugar no prêmio IPA On Training (2015).
Membro titular com função docente da Associação Psicanalítica Argentina (APA; 2007). Professora de seminários e supervisora didática do Instituto de Psicanálise “Ángel Garma” da APA. Prêmio Celes Cárcamo, trabalho para membro titular: Do capricho materno à lei que permite o desejo (2007). Coordenadora da Subcomissão e Seminário Curricular Psicanalistas do Território. Secretária Científica da APA. Membro da Comissão de Treinamento e Transmissão da Fepal. Membro do grupo de Psicanalistas da Comunidade Fepal. Ex-coordenadora da Subcomissão de Supervisões Didáticas e Ateneus Clínicos do Instituto de Psicanálise “Angel Garma” da APA.
Reconhecimentos
Prefácio
María Cristina Fulco
Cronograma dos espaços de diálogo e debate
1. Contexto
e travessia: movimento, transformações e controvérsias (2020-2022)
Cecilia Teodora Rodríguez
2. Supervisão
didática – supervisão a distância: E agora o quê?
Cecilia Lauriña
3. Controvérsias
e paradoxos em torno da chamada análise didática
Cecilia Teodora Rodríguez
4. Debate
aberto: E agora o quê? Trabalho remoto na formação psicanalítica
Cecilia Lauriña e Cecilia
Teodora Rodríguez
5. Autonomia-democratização-exogamia
na transmissão e formação psicanalítica
Ana
María Chabalgoity
6. Transmissão
psicanalítica na América Latina: algumas considerações sob a perspectiva de um
analista em formação
Gabriel Rivera Constanzo
7. O
cenário sociopolítico, a comunidade e a transmissão psicanalítica
Daniel
Delouya
Breve nota – Por uma psicanálise implicada
Cecilia
Teodora Rodríguez
Proposta de posicionamento latino-americano
Comissão
de Formação e Transmissão da Psicanálise da Fepal
Epílogo
Referências
Sobre os autores