Do rubor ao embaraço, do constrangimento da timidez até o sentimento de humilhação; quem nunca foi afetado pelo sentimento de vergonha?
De modo claro e preciso, a autora nos convida a acompanhá-la num percurso que elucida as raízes e origens mais remotas desse sentimento universal.
O leitor tem a experiência de se reconhecer em um texto fluente e ilustrado por situações do cotidiano e da sua clínica, que ganham novos sentidos quando vinculadas ao nascimento do eu, à imagem de si e à busca do reconhecimento pelo outro. É nessa trama que a vergonha nasce e se adensa, mas será também nela que poderá ser compreendida.
Nas palavras da autora: prestar atenção aos sinais e não se render a eles nem tentar escondê-los pode ser um caminho para entrar em contato consigo mesmo. Bilenky nos proporciona uma leitura instigante e transformadora.
Bernardo Tanis
Psicanalista, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira
de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).
Marina Kon Bilenky é membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), da International Psychoanalytical Association (IPA) e da Federação de Psicanálise da América Latina (FEPAL). Participou da comissão editorial da Revista Brasileira de Psicanálise, de 2004 a 2014, e foi presidente da Associação dos Membros Filiados da SBPSP de 2003 a 2005. É especialista em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) e atua há 34 anos como psicoterapeuta e psicanalista. Atualmente, desenvolve atividades assistenciais e supervisão para psicólogos no Ambulatório de Transtornos Somáticos (SOMA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPQ-HCFMUSP). É autora de diversos artigos publicados em revistas de psicanálise, com destaque para “Vergonha: soimento e dignidade” e “A vergonha e os soimentos narcísicos”, ambos publicados pela Revista Ide.
Saiba mais
A série O que fazer? Luciana Saddi
Apresentação Tati Bernardi
Prefácio Yudith Rosenbaum
Introdução
1. Vergonha
2. O que é a vergonha
3. Vergonha, timidez, introversão e fobia social
4. Proteção da dignidade
5. As origens e a vergonha: o mito de Adão e Eva
6. Um passeio pela filosofia
7. Atividade e passividade
8. O nascimento da vergonha na criança
9. A vergonha e a interação com o outro
10. “Vestir” o corpo: o pudor
11. Vergonha e sexualidade
12. A vergonha e a sexualidade na adolescência
13. A busca do ideal
14. A vergonha e o ideal
15. A face moral: vergonha e culpa
16. Culturas da vergonha e culturas da culpa
17. Uma palavra sobre a corrupção: a vergonha, a culpa e o sem-vergonha
18. Mundo contemporâneo: vergonha sem honra
19. A vergonha e o mundo virtual
20. A defesa contra a vergonha: o encobrimento
21. O que fazer?
Referências
Filmes recomendados
Livros recomendados