Reflexões, desafios e caminhos a partir do ENBEQ 2023
Esta coletânea reúne as contribuições amplamente discutidas em webinários prévios e plenárias presenciais do Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química (ENBEQ) 2023, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) e organizado pelas instituições baianas UFBA, IFBA, Unifacs e Senai Cimatec. A obra inaugura a série Cadernos ENBEQ, criada no contexto da Seção Temática de Educação em Engenharia Química da ABEQ (SETEQ). Esta reflete o compromisso institucional da ABEQ e sua comunidade com: o aprimoramento contínuo da formação profissional, da pesquisa, da tecnologia e da inovação da área; a integração entre ensino, pesquisa e extensão; a adoção de práticas pedagógicas inovadoras; e o monitoramento e o aperfeiçoamento da qualidade dos cursos de graduação e dos programa de pós-graduação.
A série Cadernos ENBEQ inaugura um espaço editorial permanente para a valorização da educação em Engenharia Química no Brasil. Tecnicamente, Cadernos ENBEQ têm a finalidade de manter ativa toda a comunidade preocupada com a educação na Engenharia Química, seja para consolidar as atividades da Seção Temática de Educação em Engenharia Química da ABEQ, seja para perenizar as discussões realizadas pelos Grupos de Trabalho associados à Seção Temática e pelas instituições organizadoras do ENBEQ.
1. Os cursos de engenharia química no Brasil – uma análise com base nos microdados do INEP
Victor de Pádua Santos, Roberta Albanez Toreta, Lia Pedreira de Freitas França, Marcello Nitz
1.1. Oferta de cursos de engenharia e engenharia química no Brasil
1.2. Demanda pelos cursos de engenharia e engenharia química no Brasil
1.3. Indicadores de qualidade
1.4. Percepção dos estudantes
1.5. Considerações finais
2. Qualidade dos PPGs da engenharia química à luz das avaliações quadrienais da CAPES
V. Calado, C. Dariva
2.1. Introdução
2.1.1. Histórico
2.2. Panorama da área Engenharias II
2.3. Tendências para os novos ciclos avaliativos
2.3.1. Visão da área sobre Processos Híbridos de Ensino e Aprendizagem (PHEA). 33
2.3.2. Aderência aos ODSs
2.3.3. Perspectivas na Avaliação da Produção Intelectual
2.3.4. Perspectivas de Impacto dos Programas da Área na Sociedade
2.4. Considerações finais
2.5. Referências
3. A organização dos cursos de engenharia no Brasil: do estatuto da Real Academia às diretrizes curriculares de 2019
V. F. de Oliveira
3.1. Considerações iniciais
3.2. Breve retrospecto sobre a organização dos cursos de engenharia no Brasil
3.2.1. As primeiras Escolas de Engenharia (Colônia e Império – 1500/1889)
3.2.2. As Escolas de Engenharia (Velha República e Era Vargas – 1889/1945)
3.2.3. A formação em Engenharia no período Democrático 1945/1964
3.2.4. A Formação em Engenharia no período Ditatorial 1964/1985
3.2.5. A Formação em Engenharia a partir de 1985
3.3. As atuais diretrizes curriculares do curso de graduação em Engenharia
3.3.1. Cronologia da elaboração das atuais DCNs do Curso de Engenharia
3.3.2. As principais alterações nas atuais DCNs do Curso de Engenharia comparado com a resolução anterior (CNE/CES 11/2002)
3.3.3. Atividades desenvolvidas para a implantação das atuais DCNs
3.4. Considerações finais
3.5. Referências
4. Programa de webinars do 19⁰ ENBEQ: compartilhando experiências de ensino e extensão em Engenharia Química como preparação ao encontro presencial
Vanessa Mendes Santos, Raphael Soeiro Suppino, José Vicente Hallak Dangelo
4.1. Introdução
4.2. Programa de webinars do 19o ENBEQ
4.2.1. 1º Webinar ENBEQ 2023: Diálogo sobre construção de currículos baseados em competências na Engenharia Química
4.2.2. 2º Webinar ENBEQ 2023: Valorização das atividades de ensino em engenharia
4.2.3. 3º Webinar ENBEQ 2023: E essa tal de curricularização da extensão? Perspectivas e possíveis soluções
4.2..4. 4º Webinar ENBEQ 2023: Construindo um novo plano didático para a formação por competências
4.2.5. 5º Webinar ENBEQ 2023: Desenvolvendo competências profissionais em Termodinâmica da Engenharia Química
4.2.6. 6º Webinar ENBEQ 2023: Desdobramentos da transição energética, desfossilização e circularidade da economia no ensino de Engenharia Química
4.3. Considerações finais
4.4. Referências
5. Os Grupos de Trabalho sobre o Ensino em Engenharia Química e as temáticas em destaque durante o ENBEQ 2023
Édler Lins de Albuquerque, Ivanildo José da Silva Júnior, Luís Filipe Freitas da Silva de Jesus
5.1. Introdução
5.2. Funcionamento dos grupos de trabalho durante o ENBEQ 2023
5.2.1. O GT-1: as novas diretrizes curriculares nacionais e curricularização da extensão
5.3. Gestão de aprendizagem
5.4. Exemplo de planejamento pedagógico
5.4.1 O GT-2: o novo perfil do egresso e seu impacto nas atribuições profissionais
5.5. Conclusões dos GTS no ENBEQ 2023 – a sessão plenária dos GTS
5.6. Referências
ANEXO Relatório do Grupo de Trabalho do 18º Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química, realizado nos dias 27 e 28 de outubro de 2021 em Gramado-RS – ENBEQ 2021