As Concepções dos Professores de Matemática sobre o uso da Modelagem no Desenvolvimento do Raciocínio Combinatório

selo: Blucher | 2010 - 1ª edição

Produto temporariamente indisponível

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

No desenvolvimento desta pesquisa procuramos estudar e analisar os instrumentos disponíveis para o professor de Matemática ensinar Combinatória no Ensino Fundamental por processo de Modelagem, bem como seus conhecimentos sobre o objeto matemático em jogo. A pesquisa foi desenvolvida junto à professores da Ensino fundamental e Médio da rede pública de ensino, participantes do projeto de formação continuada no correr do ano de 2002 pelo convênio PUC-SP/SEE. Neste sentido, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática do Ensino Fundamental, a Proposta Curricular para o Ensino da Matemática do Estado de São Paulo - 1o grau, e duas coleções de livros didáticos adotados atualmente por professores da rede pública. A seguir na análise dos questionários, sobretudo no questionário 2 se desenvolveu numa perspectiva qualitativa. Para tanto, utilizou-se de cinco questões, das quais três delas foram aplicadas na pesquisa realizada por ESTEVES (2001) e seus resultados validados por nós. Com os dados obtidos pudemos constatar dificuldades de; estabelecer um procedimento sistemático, justificar as respostas, não uso ou pouco uso de representações e dificuldades para reconhecer na formação dos agrupamentos se a ordem é relevante ou não. Finalizando, foram feitas algumas considerações sobre a pesquisa aqui desenvolvida e sugestões para pesquisas futuras.

Claudinei Aparecido Da Costa

Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP (início em junho/ 2009), Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP (2003), Especialização em Matemática e Estatística pela UFLA-MG (2000) e Aperfeiçoamento em Estatística pelo IME-USP (2003). Possui Licenciatura Plena em Matemática - FATEMA (1999), Graduação em Tecnologia Mecânica - FATECSP (1996), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Iguaçu (2005) e Graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Iguaçu (2002). Atualmente é Diretor do INEQ - Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional, instituto responsável pela gestão dos cursos de Pós- graduação da FMA e também Gestor do pólo de educação a distância da UNIMES VIRTUAL em São Caetano do Sul. Paralelamente é Professor Associado I da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, e Professor Responsável pelas disciplinas de Estatística da FATEC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de hipóteses, probabilidades, matemática, Cálculo I e II, raciocínio combinatório, modelagem, princípio multiplicativo, formação de professores e escolhas didáticas.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580390087
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  154 páginas
  • Ano da Edição:  2010
  • Peso:  0.318 kg