Sinopse

Este livro reúne alguns trabalhos apresentados nas Jornadas Psicanálise: Bion de 2016 e 2017, realizadas pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Nessas jornadas, psicanalistas apresentam suas contribuições e reflexões baseadas principalmente em experiências clínicas.

Bion sempre nos alerta para o fato de que a psicanálise tem a ver com a vida e deve servir para ampliar o contato com nossa própria realidade psíquica, fundamental para podermos nos aproximar de nossa própria intimidade e da de nossos analisandos. Nessa ótica, foram abordados temas relacionados com a experiência emocional vivida em cada sessão, o papel da dor psíquica no crescimento ou na deterioração psíquica, as características da atitude psicanalítica e a questão de como podemos lidar criativamente com a perspectiva da morte, permitindo que ela amplie nosso contato com a riqueza da vida.

Celso Antonio Vieira de Camargo

Membro efetivo da SBPSP

Cecil José Rezze

Analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 1954). Superintendente (1973-1976) e editor chefe (1977-1978) da Revista Brasileira de Psicanálise. Presidente da SBPSP (1979-1980). Membro da Comissão Coordenadora da I à XII Jornada Psicanálise: Bion (2008-2019).

Saiba mais

Celso Antonio Vieira de Camargo

Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), com dois anos de residência psiquiátrica. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Editor associado do Jornal de Psicanálise (2017-2018). Participante da organização das Jornadas Psicanálise: Bion.

Saiba mais

Evelise de Souza Marra

Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP) em 1967. Concluiu seu mestrado em 1971 na mesma instituição. Terapeuta de casal e família. Analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e coordenadora das Jornadas Psicanálise: Bion.

Saiba mais

Antônio Carlos Eva

Médico formado em 1962 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Doutor em Medicina pela mesma instituição e analista didata Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Saiba mais

Antônio Muniz De Rezende

Psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, professor titular aposentado da Universidade de Campinas (Unicamp). Autor de diversos livros sobre Wilfred R. Bion, entre eles: Bion e o Futuro da Psicanálise (Papirus).

Saiba mais

Arnaldo Chuster

Membro efetivo e didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), Training and Teaching Analyst at The Newport Institute of Psychoanalysis (NPI), na Califórnia e membro honorário do Instituto Wilfred Bion, em Porto Alegre. Coordenador de grupos de estudo sobre a obra de Bion em Porto Alegre, Ribeirão Preto, São Paulo, Goiânia e Fortaleza e no Rio de Janeiro.

Saiba mais

Claudio Castelo Filho

Analista didata e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicólogo pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutor em Psicologia Social e professor livre-docente de Psicologia Clínica pela USP. Autor dos livros O processo criativo: transformação e ruptura A psicanálise do vir a ser; coautor e organizador do livro Sobre o feminino, todos pela Editora Blucher. É o atual editor da Revista Brasileira de Psicanálise (da Federação Brasileira de Psicanálise – Febrapsi). Tem artigos publicados em livros e periódicos científicos no Brasil, na Itália e nos Estados Unidos. Também é artista plástico – pintor e desenhista – com exposições

e publicações no Brasil, na Alemanha e no Reino Unido. Instagram: @claudiocastelofilhopinturas

Saiba mais

Deocleciano Bendocchi Alves

Analista didata e analista de crianças na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Publicou inúmeros artigos em revistas psicanalíticas e um livro intitulado Tessituras de uma experiência (edição do autor).

Saiba mais

João Carlos Braga

É membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e do Grupo Psicanalítico de Curitiba (GPC).

Saiba mais

Julio Frochtengarten

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1973. Membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) desde 1994. Coordenador de seminários clínicos e teóricos do Instituto de Psicanálise da SBPSP desde 1990, especialmente nos de Freud e Bion. Membro da comissão de ensino do Instituto de Psicanálise entre 1993 e 2000. Desempenha diversas funções científicas na SBPSP. Tem publicado diversos artigos em livros e revistas brasileiras.

Saiba mais

Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho

Médico (Faculdade de Medicina da USP), Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, da qual foi Presidente. Organizador dos Encontros Bienais da SBPSP e Editor das publicações correspondentes. Autor de Sismos e Acomodações: a Clínica Psicanalítica como Usina de Ideias (Rosari, 2003); Dante e Virgílio: o resgate na selva escura (Blucher, 2017) e Vaidade: a sedução pelo desejo mimético (Blucher, 2021). Autor e tradutor de diversos artigos sobre psicanálise aqui e no estrangeiro, bem como docente sobre a obra de Bion em cursos ministrados no Brasil e no Exterior.

Saiba mais

Paulo Cesar Sandler

Médico; mestre em Medicina pela FMUSP; psicanalista didata da SBPSP. Psiquiatra no Instituto de Medicina de Reabilitação Física do HCFMUSP. Tradutor de grande parte dos livros e artigos de W. R. Bion, incluindo a primeira versão mundial de Uma memória do futuro. Autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521213062
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  264 páginas
  • Ano da Edição:  2018
  • Peso:  0.297 kg