Educação Gráfica e Projetação Arquitetônica

selo: Blucher | 2011 - 1ª edição

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Sinopse

Constatando que a educação gráfica nos cursos de graduação em arquitetura e áreas afins do Brasil adota, geralmente, padrões didáticos dos séculos XIX e XX, e não exploram adequadamente os instrumentos digitais para a modelagem geométrica 3D e, também, que a educação gráfica encontra-se desarticulada da educação projetual, a tese de doutorado apresentada nessa publicação discute a importância da educação gráfica para o desenvolvimento da educação projetual. Argumentando que o emprego de instrumentos gráficos digitais para a modelagem geométrica 3D tem o potencial de desenvolver a capacidade visiográfica-tridimensional (habilidade de perceber e compreender formas tridimensionais e expressá-las graficamente em representações bi e tridimensionais) de maneira mais completa, eficiente e rápida do que os processos tradicionais utilizados na educação gráfica, podendo ser adotado nos semestres iniciais dos cursos, a partir das experiências realizadas com grupos de estudantes a pesquisa aponta um um processo didático em educação gráfica combinando a utilização de instrumentos gráficos manuais e digitais, bem como explorando aspectos do pensamento criativo relacionados ao processo projetual.

Rejane de Moraes Rêgo

Nasceu em Recife/PE, graduou-se em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também cursou duas especializações: Desenvolvimento Urbano e Geometria Gráfica. Graduou-se, ainda, em Licenciatura (ESQUEMA I) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Entre 1997 e 2000, trabalhou com o professor Dr. Arivaldo Leão de Amorim no LCAD (Laboratório de Computação Gráfica aplicada à Arquitetura e ao Desenho) da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Concluiu o Mestrado no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFBA) em 2000, com a apresentação da primeira dissertação vinculada à Linha de Pesquisa "Linguagem, Informação e Representação do Espaço", intitulada Arquitetura e Tecnologias Computacionais: novos instrumentos mediadores e as possibilidades de mudanças no processo projetual". Em 2008, concluiu o doutorado no mesmo programa (PPG-AU/FA-UFBA) com a tese que agora é apresentada nessa publicação. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (antigo CEFET-PE), atuando em disciplinas de educação gráfica, representação projetual, CAD, metodologia projetual e metodologia de pesquisa. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Design, vinculado ao Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico. Tem experiência e interesse em: educação gráfica, processo de projeto em ambiente computacional, tecnologias CAD, BIM, design sustentável e metodologia de ensino.

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Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580390285
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  262 páginas
  • Ano da Edição:  2011
  • Peso:  0.732 kg