Finanças Verdes no Brasil: Perspectivas Multidisciplinares Sobre o Financiamento da Transição Verde

selo: Blucher Open Access | 2022 - 1ª edição

Sinopse

Produzido no âmbito do projeto de pesquisa internacional “Green Finance and the Transformation of rural property in Brazil: building new empirical and theoretical knowledge”, este livro reúne análises críticas sobre os potenciais (assim como sobre os limites) das chamadas “finanças verdes” - instrumentos financeiros que carregam a promessa de gerarem benefícios ambientais. Com foco no Brasil, os capítulos, escritos por autores e autoras que se dedicam ao tema, articulam conhecimentos e metodologias de diferentes áreas, como o direito, a economia política, a geografia, as relações internacionais e a sociologia. Essas contribuições, que têm início com a pergunta “o que é verde?” quando se trata de financiamento de projetos, despertam importantes e imprescindíveis reflexões sobre os desafios de se financiar a transição a uma economia ambientalmente sustentável e, ao mesmo tempo, socialmente justa.

Iagê Z. Miola

Iagê Z. Miola e´ professor do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sa~o Paulo (UNIFESP) e pesquisador associado ao Nu´cleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Ana´lise e Planejamento (CEBRAP). Doutor em direito pela Universidade de Mila~o, foi visiting scholar no Departamento de Sociologia da New York University e professor colaborador do programa de mestrado do Instituto Internacional de Sociologia Juri´dica de On~ati (IISJ). Integra a rede de pesquisa “Propriedades em Transformação”.

Saiba mais

Gabriela De Oliveira Junqueira

Gabriela de Oliveira Junqueira é bacharel e doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), pelo Departamento de Direito Comercial. Pesquisadora bolsista no projeto “Finanças Verdes e a Transformação da Propriedade no Brasil”.

Saiba mais

Diogo R. Coutinho

Diogo R. Coutinho e´ professor da Faculdade de Direito da Universidade de Sa~o Paulo (USP). Master in Science (MSc) em Regulac¸a~o pela London School of Economics and Political Science (LSE), doutor em Direito pela USP e livre-docente em Direito Econo^mico (USP). E´ bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq), pesquisador principal do Projeto Tema´tico Fapesp “Gesta~o da Incerteza em Atividades de Inovac¸a~o” e pesquisador da rede “Propriedades em Transformac¸a~o”.

Saiba mais

Marcela Vecchione-Gonçalves

Marcela Vecchione-Gonçalves é PhD em Relações Internacionais e tem experiência na área de estudos críticos do desenvolvimento, governança de terras e territórios na Panamazonia e cooperação internacional entre e para povos indígenas e povos comunidades tradicionais. Atualmente, é professora no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos NAEA/UFPA, onde atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido PPGDSTU NAEA da Universidade Federal do Pará. Marcela é pesquisadora de pós-doutorado no Institute of Development Policy da Universidade da Antuérpia onde integra o projeto Environmental Policy Instruments across Commodity Chains (EPICC) e faz parte da rede de pesquisa “Propriedades em Transformação”.

Saiba mais

Tomaso Ferrando

Tomaso Ferrando é Professor pesquisador na Faculdade de Direito da Universidade da Antuérpia e no Institute of Development Policy. Doutor em Direito pela Science Po (Paris), já foi visiting fellow na Faculdade de Direito de Harvard, na Universidade de São Paulo e na Universidade da Cidade do Cabo. Antes de fazer parte do corpo docente da Universidade da Antuérpia, trabalhou como Professor de Direito nas universidades de Warwick e Bristol.

Saiba mais

Flávio Marques Prol

Fla´vio Marques Prol e´ pesquisador Associado do Nu´cleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Ana´lise e Planejamento (CEBRAP). Doutor, Mestre e Bacharel em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Sa~o Paulo, pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito. Foi Visiting Researcher no Institute for Global Law and Policy na Harvard Law School (2016/2017) e Fox Fellow na Universidade de Yale (2013/2014).

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  eBook
  • ISBN:  9786555502480
  • Total de Páginas:  322 páginas
  • Ano da Edição:  2022