A Coleção Pensando o Design oferece textos relevantes para os estudos em Design. De forma objetiva, séria e original, são abordados importantes temas dentro do largo espectro de atuação do design contemporâneo.
O volume localiza as origens comuns do cinema e do design no contexto do projeto da modernidade. Assim, procura traçar como as novas formas de representação, consumo e entretenimento do início do século XX convergiram para o discurso visual da linguagem cinematográfica contemporânea. Nesse percurso, explicita a mudança da ideia de desenho como meio gráfico pelo qual se abstrai a forma, para desenho no sentido ativo de projeto. A partir deste estudo, realiza uma investigação dos aspectos imagéticos e projetuais na cinematografia do production designer Alex McDowell, assim como a análise de quatro filmes desenhados por ele: Invasão de Domicílio, O Terminal, Minority Report e A Fantástica Fábrica de Chocolate.
Ludmila Ayres Machado é mestre em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Designer graduada na Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Desenvolve projetos na área de direção de arte e cenografia para filmes de longas-metragens e publicitários. Realiza trabalhos em design gráfico para cinema, teatro, dança, música e publicidade. Pesquisa em seus trabalhos os limites do design na complexidade do universo audiovisual contemporâneo.
Saiba maisFormou-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, onde defendeu seu mestrado, doutorado e livre-docência. É coordenador do Curso de Design da FAU-USP e professor do Departamento de Projeto, atuando nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Estética e História da Arte da USP. Foi curador de arte contemporânea da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo de 2009. É líder dos Grupos de Pesquisa DeVIR - Design, Virtualidade, Interação e Redes e Design, Ambiente e Interfaces, ex-assessor científico da Cambridge University Press, Bolsista Produtividade em Pesquisa da UOL, autor do livro Além das formas: introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura (Annablume) e de diversos artigos e ensaios sobre design e arquitetura.
Saiba maisPossui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre em Antropologia da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É membro do corpo editorial do periódico científico Estudos em Design e membro do Conselho Editorial da Revista Arcos. Foi coordenador do curso de Design da Unicarioca e da Faculdade de Desenho Industrial Silva e Sousa. É autor de vários textos sobre história do design no Brasil. Tem experiência na área de design, atuando principalmente em desenho do produto, ensino do design, identidade visual, e história do design no Brasil.
Saiba maisPriscila L. Farias é Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Formada em Design pela FAAP, é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Livre-Docente pela FAU USP, onde coordena o LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual), e o bacharelado em Design. É editora do periódico científico InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e membro do corpo editorial de outras publicações da área de design, no Brasil e no exterior. É autora do livro Tipografia Digital (2ab), de diversos artigos sobre tipografia, semiótica e design gráfico, e uma das coordenadoras da coleção Pensando o Design (Blucher).
Saiba mais
Introdução
1 Cinema
1.1 A modernidade
1.2 A origem do cinema
1.3 Decupagem
Enquadramento
Movimento
Montagem
1.4 Linguagem
1.5 Narrativa visual
2 Design
2.1 Artesanato e produção industrial
2.2 A Bauhaus
2.2.1 Bauhaus expressionista
2.2.2 Bauhaus construtivista
2.2.3 Bauhaus arquitetural
2.3 Elementos fundamentais do design visual
3 A imagem
3.1 Linguagem visual: design + cinema
3.2 Alex McDowell - production designer
3.3 Método
3.4 Invasão de domicílio
3.4.1 Realismo contemporâneo ou filme documental
3.4.2 Metáforas visuais
3.5 O terminal
3.5.1 O cenário studio system
3.5.2 O processo de construção do terminal
3.5.3 Fotografia, design gráfico e objetos
3.6 Minority report
3.6.1 O discurso da imagem
3.6.2 O futuro de Minorityreport
3.7 A fantástica fábrica de chocolate
3.7.1 Personagens cenográficos
3.7.2 Cenários gráficos
Referências bibliográficas