O Ensino de Combinatória Probabilidade e Estatística

Currículos Prescritos e Implementação na Sala de Aula

selo: Blucher | 2011 - 1ª edição

Produto temporariamente indisponível

Avise-me quando esse produto chegar.

Sinopse

Este trabalho tem como finalidade contribuir para o entendimento de como se dá o processo de incorporação de temas ligados à combinatória, probabilidade e estatística na Educação Básica e as relações dessa inovação curricular com o processo de formação continuada de professores. Em nossa pesquisa buscamos a triangulação de métodos, ou seja, a utilização de procedimentos como a observação de um curso de formação continuada, entrevistas e observação de aulas de quatro professores, que participaram dessa formação, em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Nosso estudo revela que, de modo geral, esses professores não acham esses conteúdos viáveis para o Ensino Fundamental e mesmo para o Ensino Médio; apresentam certa resistência por não dominarem esses conteúdos e consideram que estes não estão previstos pelas propostas para o ensino fundamental e que são complexos. Afirmam não ter conhecimento do que é proposto pelos PCN para o ensino de combinatória, probabilidade e estatística e declaram não ter estudado esses conteúdos no curso de graduação. Com relação ao curso de formação continuada, constatamos que a falta de discussões mais consistentes em relação à prática de ensino desses conteúdos em sala de aula e o pouco tempo destinado para o desenvolvimento do assunto fazem com que sua contribuição não tenha sido suficiente para colocação em prática de propostas para o ensino desses conteúdos, de forma a possibilitar boa aprendizagem por parte dos alunos.

Clemente Ramos Dos Santos

Possui mestrado em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialização em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP, graduação em Ciências/Matemática - Faculdades Renascença; graduação em Pedagogia pela UNIG. Atualmente é professor das disciplinas da área de Matemática (Cálculo, Geometria e Vetores) da FATEC-SP - Faculdade de Tecnologia de São Paulo e diretor do Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional - INEQ. Atuou como: professor do curso de especialização em Educação Matemática da Universidade de Uberaba - UNIUBE e orientador de Monografias do curso de Especialização em Educação Matemática da UNIUBE; professor das disciplinas da área de Matemática (Estruturas algébricas e álgebra linear) do curso de Licenciatura em Matemática da UniABC ; professor titular de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580390070
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  112 páginas
  • Ano da Edição:  2011
  • Peso:  0.24 kg