Design de Produto

selo: Blucher | 2010 - 1ª edição

Produto indisponível

Sinopse

A formação do designer no Brasil iniciou-se na década de 1960, adotando como referência os conceitos de formação e o currículo da HFG - Escola de Ulm, cujo objetivo era formar um profissional formalista e técnico. Desde então, a proposta de formação do Designer passou por diversas alterações, assumido na última década caráter mais profissionalizante e mercadológico, desdobrando-se em múltiplas especialidades (mais de 460 em 2009). No caso da formação do Designer de Produto, a dificuldade de definição do perfil profissional demandado pelo setor produtivo tem levado a uma formação basicamente tecnicista, em detrimento da generalista, apesar do perfil demandado pelas indústrias apontar na direção de profissionais mais flexíveis e com maior capacidade de adaptação ao mercado. O objetivo deste estudo é, portanto, compreender como docentes que atuam na formação do Designer de Produto em três instituições do Sul do país, percebem a proposta de formação deste profissional em sua relação com o mercado. Este estudo procura apresentar uma analise desta relação e deste modo contribuir com a formação de profissionais e docentes que atuam na área do Design de Produto.

João Carlos Vela

Nascido em 1974 é designer de produto diplomado pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2001). Possui Especialização em Ensino da Expressão Gráfica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2009). Atualmente é professor e coordenador do curso de Design de Produto da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, Modelos, Gestão da Produção, com ênfase em Geometria Descritiva e Desenho Técnico.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788580390001
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  124 páginas
  • Ano da Edição:  2010
  • Peso:  0.35 kg