Concepções e proposições em Psicologia e Educação

A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Adriana Marcondes Machado , Ana Beatriz Coutinho Lerner, , Paula Fontana Fonseca

2017 — 1ª edição

Formato: E-book em PDF

Sobre o Livro

ISBN: 9788580392906
Páginas: 257
Formato: E-Book em PDF
Ano de Publicação: 2017

Conteúdo

Prefácio

O Serviço de Psicologia Escolar e o sentido público da universidade

Apresentação

Movimentos políticos e discursivos em Psicologia e Educação: fragmentos de uma história

Fundamentos

A experiência sensível e a constituição do problema em um trabalho de intervenção 

O que toca à/a Psicologia Escolar: desdobramentos do encontro entre Psicanálise e Educação

Psicologia escolar na luta por uma atuação ético-política na educação básica 

Para uma crítica da razão psicométrica 

Perspectivas atuais e interfaces entre educação, saúde e assistência social 

Educação em conjunto para todxs: percurso de um possível 

AngelucciIntervenções no escolar: problemáticas da inclusão

Não recusar o que é de direito

Núcleo de Educação Terapêutica e a clínica constituída na relação entre educar e tratar

Tratar e educar: escrita e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) 

O psicólogo nas Creches/Pré-escolas da USP: cuidar e educar como possibilidade de promoção em saúde mental 

Plantão Institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da Educação 

Orientação à Queixa Escolar: uma modalidade de atendimento psicológico atenta à dimensão social dos seres humanos 

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes: supervisão institucional e estágio de Psicologia como formas de intervenção 

Medicalização e serviços de acolhimento institucional: apontamentos sobre dispositivos das políticas públicas da cidade de São Paulo

O psicólogo no Serviço de Acolhimento Institucional a crianças e adolescentes: sobre questões e possibilidades 

Nas brechas do poder: fragmentos do trabalho do psicólogo nas Varas de Infância e Juventude

Sobre os autores 

Sinopse

Esta obra representa não apenas o registro de investigações e reflexões associadas ao percurso histórico do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, mas também (...) a possibilidade de uma prática universitária que alia qualidade de produção acadêmica e engajamento social; formação inicial e pesquisa; prestação de serviços, reconfiguração de campos epistemológicos e perspectivas de atuação. E, ao assim fazer, nos alerta para o perigo de persistir
numa visão empobrecedora da atuação pública universitária, hoje empobrecedora, na medida em que reduz o ideal de uma experiência formativa à transmissão de conhecimentos e técnicas – na maior parte das vezes como meros protocolos
abstratos! – incapazes de atribuir sentido a um percurso profissional e adequação ao mundo onde serão tecidos.

Ver maisVer menos

Depoimentos sobre o livro

Envie seu depoimento

Seja o primeiro a publicar um depoimento sobre o livro!