Direito tributário no STF

selo: Blucher | 2022 - 1ª edição

R$ 99,00

Sinopse

A Constituição Federal estabelece de forma detalhada as competências tributárias de cada ente federado, de modo que União, estados e municípios não podem cobrar tributos além dessas competências. O Supremo Tribunal Federal (STF) tem desempenhado de forma incisiva o seu papel institucional de afastar cobranças tributárias que ultrapassam tais limites, fazendo cumprir a imposição constitucional de que o Estado respeite o direito de propriedade das pessoas, sejam elas jurídicas ou indivíduos. Ao fazer isso, o STF contribui para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, pois mantém a segurança histórica que investidores nacionais e internacionais sempre tiveram de que seu patrimônio no país será respeitado.

Nesse contexto, a presente obra descreve as mais recentes decisões do STF de forma objetiva e didática, trazendo o ponto de vista dos autores e autoras – advogados e advogadas que atuam nas principais discussões tributárias da atualidade –, pois entendê-las é fundamental para ter previsibilidade em matéria tributária. Apesar dos desafios que existem em todas as democracias, a mensagem da obra é muito positiva: é seguro investir no Brasil, as instituições funcionam e o Judiciário afasta cobranças tributárias excessivas.

Vinicius Jucá Alves

Sócio de TozziniFreire Advogados e professor da FGV Direito SP.

Saiba mais

Luiz Roberto Peroba

Sócio da área tributária do escritório Pinheiro Neto Advogados.

Saiba mais

Rafael Gregorin

Mestre em direito pela Kings College London e especialista em direto tributário pelo Insper/SP. Sócio no escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados. Trabalhou no escritório de Baker & McKenzie, em Chicago.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9786555064995
  • Acabamento:  Capa Dura
  • Total de Páginas:  230 páginas
  • Ano da Edição:  2022
  • Peso:  0.496 kg